O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), promoveu uma série de trocas nas equipes da administração municipal da capital mineira. Em publicação no Diário Oficial desta quarta-feira (2 de julho), o chefe do Executivo nomeou ex-vereadores e candidatos à Câmara Municipal de Belo Horizonte derrotados em 2024, além de um ex-deputado estadual.
Luana de Lima Souza (PT), candidata à vereadora no ano passado, irá chefiar a Subsecretaria de Assistência Social, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Postulante do PT também derrotado nas últimas eleições, Sirely Dimitrius Borges Chaves (Dimi) será chefe da Subsecretaria de Gestão Ambiental e do Clima, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Já o ex-vereador Milton de Freitas Carvalho Junior (Miltinho - PDT) atuará como assessor especial na Secretaria Municipal de Relações Institucionais. Miltinho foi eleito para uma cadeira na Casa Legislativa em 2020. Durante o mandato, chegou a ser acusado de nepotismo por empregar o sobrinho de uma assessora em seu gabinete, em uma denúncia que pedia uma cassação. Ele tentou a reeleição no ano passado, mas não conseguiu.
O prefeito Álvaro Damião também nomeou Wagner Messias Silva (Preto - União), que foi vereador de Belo Horizonte por cinco mandatos. No último, assumiu uma cadeira na Câmara Municipal em março de 2024, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar, por unanimidade, a anulação dos votos recebidos pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) na capital. A sigla foi penalizada por ter fraudado a cota de gênero nas eleições municipais de 2020. Com isso, os vereadores César Gordin (Solidariedade) e Wesley Moreira (PP), que haviam sido eleitos pela legenda, tiveram os mandatos cassados. Preto tentou se eleger novamente em 2024, mas ficou como suplente.
Na lista de nomeações, também está Edson Fileto da Fonseca Junior (Pelé Fileto - PSDB), que concorreu a uma cadeira de deputado estadual em 2022, mas ficou na suplência. Ele exercerá cargo em comissão na Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.
O ex-deputado estadual Vanderlei Andrade Miranda (MDB) também será comissionado, na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.
Já na pasta de Relações Institucionais, Damião nomeou os candidatos derrotados Anderson Cleber Luciano de Souza (Anderson da Luz - Solidariedade) e Evaldo Lago de Mendonça (Solidariedade), assim como os ex-vereadores Orlei Pereira da Silva (Cidadania) e Ramon Bibiano da Casa de Apoio (Republicanos),
Orlei ocupou uma cadeira na Câmara entre 2013 e 2020. Tentou novamente em 2024, mas não foi eleito. Já Ramon foi eleito vereador em 2020, mas não conseguiu retornar pelo pleito de 2024.