O MDB deu início a sua articulação política para as eleições de 2026 com um encontro em Montes Claros, no Norte de Minas, realizado nesta segunda-feira (30 de junho). A reunião integra o projeto nacional “Brasil Precisa Pensar o Brasil”, coordenado pela Fundação Ulysses Guimarães, vinculada ao MDB e presidida em Minas Gerais por Gabriel Azevedo, ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte. A iniciativa busca consolidar propostas que subsidiem um plano de governo para as eleições do próximo ano.
“Quando a Fundação Ulysses Guimarães lança para todo o território brasileiro o projeto ‘Brasil Precisa Pensar o Brasil’, o que nós estamos fazendo é uma construção de ideias para somar num plano de governo para 2026. Eu espero, como integrante do Movimento Democrático Brasileiro, que o nosso partido tenha candidato a presidente e que tenha também um candidato a governador”, afirmou Gabriel Azevedo, que conduziu o encontro.
A escolha do local para iniciar a caminhada foi estratégica. Montes Claros é a base eleitoral do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB), o Tadeuzinho. Ele é um dos principais ativos eleitorais do MDB em Minas e tem recebido pressões de diversos lados para colocar seu nome para a disputa de cargos no Executivo mineiro - seja como candidato a governador ou vice, compondo com outras chapas.
Apesar da deferência, o parlamentar não pode participar diretamente por estar envolvido nas votações dos projetos do Propag, na Assembleia. Ele enviou um vídeo que foi mostrado aos participantes. “É fundamental essa conversa para discutirmos, refletir não só sobre o que nós já passamos, mas aquilo que ainda podemos alcançar”, destacou Tadeuzinho.
Carta de Montes Claros
O evento contou com a participação de dezenas de prefeitos, vereadores, lideranças regionais e especialistas dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, além das regiões Norte e Noroeste do estado. Como resultado, foi elaborada a Carta de Montes Claros, documento que servirá como contribuição para a construção de um relatório nacional a ser apresentado em Brasília, nos dias 21 e 22 de outubro.
“Estamos avançando aqui também no Estado com o projeto Minas Pensando Minas, que vai elaborar um conjunto de ideias para a candidatura ao governo, ao Senado, a chapa de deputados federais e deputados estaduais. E estamos empolgados com a possibilidade de uma construção de longo prazo, de junho deste ano até junho do ano que vem, no sentido de discutir ideias e, sobretudo, soluções para os nossos problemas”, acrescentou Azevedo.
O ex-vice-governador de Minas, Paulo Brant — atualmente vice-presidente do MDB em Belo Horizonte — também participou da reunião. Filiado anteriormente ao PSB, Brant disputou a prefeitura da capital mineira ao lado de Gabriel Azevedo em 2024.
A mobilização é coordenada nacionalmente pelo ex-ministro e ex-deputado federal Aldo Rebelo, que preside a Fundação Ulysses Guimarães em São Paulo, e por José Fogaça, ex-senador pelo Rio Grande do Sul. Ambos estiveram presentes no evento. Uma nova edição do encontro está marcada para o dia 7 de agosto, em Belo Horizonte.