O projeto de lei que retira de Belo Horizonte o título de "capital do grau" foi aprovado em segundo turno nesta segunda-feira (11/8) pela Câmara Municipal. O texto revoga lei aprovada em 2022 que dá a denominação à cidade. A proposição que derruba o título teve 32 votos a favor e oito contra. No primeiro turno o "placar" foi de 30 a oito.
A lei tem como autor o ex-vereador, hoje deputado estadual, Bim da Ambulância (Avante). Por grau é conhecida a manobra de empinar a motocicleta. O projeto para revogação da lei é do vereador Sargento Jalyson (PL). A justificativa que usou para a apresentação da proposição foi que o título estava incentivando a prática do grau nas ruas, o que vinha provocando acidentes, inclusive com mortes de pedestres.
O grau como esporte motorizado, praticado em locais preparados para isso, é permitido. Porém, em vias públicas, é infração gravíssima de trânsito com previsão de multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira. Também na justificativa do projeto de lei, o vereador, diante da prática do esporte em local seguro, e as manobras em vias públicas, vê o título dado à capital como incentivo às práticas irregulares. O texto seguirá para sanção do prefeito Álvaro Damião (União).