Nas vésperas do feriado da Independência, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou suas redes sociais para convocar a população para as manifestações de 7 de setembro. O parlamentar, que já havia divulgado um vídeo, na última quinta-feira (4/9), em suas redes convocando sua base para o ato, é esperado na manifestação da direita em Belo Horizonte, marcada para às 10h na Praça da Liberdade, com chegada prevista para às 10h45. O protesto acontece em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, que começou na semana passada e tem previsão de ser finalizado nos próximos dias.
Em um story publicado em sua conta, Nikolas Ferreira convocou seus seguidores com um discurso que diz: “Pessoal, amanhã é 7 de setembro, não tem o que comemorar, mas muito pelo que lutar. A gente sabe, não vivemos tempos normais no Brasil, principalmente no que diz respeito à democracia”. Em outro trecho da fala, o deputado afirma: “E agora precisamos mais uma vez tomar conta das ruas para mostrar que nós existimos, estamos firmes e que não vamos nos calar a nenhum juiz, a nenhum presidente e a ninguém."
O deputado estadual Bruno Engler (PL-MG) também fez uma convocação semelhante em suas redes sociais. Em um vídeo feito em collab com o deputado federal e postado na última quarta-feira (3/9), ele convidou os belo-horizontinos para o ato, afirmando: “Gente, está todo mundo acompanhando os abusos, o absurdo, a ditadura do Judiciário no nosso país, que está ficando ainda mais clara com esse julgamento de cartas marcadas do presidente Bolsonaro e diversas outras pessoas que não cometeram crime algum”.
Desfile na Afonso Pena e Grito dos Excluídos
Belo Horizonte também será palco de outros dois eventos tradicionais. O desfile cívico-militar de 7 de setembro acontece na Avenida Afonso Pena, das 9h às 13h, e contará com a presença de autoridades como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União). O evento contará com a participação das Forças de Segurança do Estado e da Guarda Municipal. O trânsito na região será interditado desde as primeiras horas da manhã, com desvios e alterações nos itinerários de ônibus.
No mesmo dia, também na manhã deste domingo(7/9), a partir das 9h, está prevista uma concentração na Praça Raul Soares para o 31º Grito dos Excluídos. O protesto tradicional da esquerda, que neste ano tem como tema "Em defesa do Serviço Público e contra a Reforma Administrativa", também levantará pautas contra o governador Romeu Zema(Novo), devido à insatisfação dos servidores. Embora o Grito dos Excluídos seja um ato consolidado há 30 anos como protesto do campo progressista, as manifestações deste ano têm sido interpretadas como uma tentativa de retomar a bandeira do patriotismo.