Eleições 2022

Aécio não descarta Senado e ressalta necessidade de o PSDB retomar protagonismo

Assista entrevista exclusiva, após pesquisa DATATEMPO apontá-lo como líder entre pré-candidatos em Minas

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 09 de junho de 2022 | 06:00
 
 
 
normal

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) falou nesta quarta-feira sobre a pesquisa DATATEMPO, que o aponta com 24,8% das intenções de voto, no cenário estimulado, para a vaga de Senador por Minas Gerais. O ex-governador de Minas não descartou concorrer ao posto no Senado, mas optou por manter, pelo menos momentaneamente, a pré-candidatura dele à reeleição para a Câmara dos Deputados. Ele concedeu entrevista exclusiva a O TEMPO, na sede da empresa de comunicação em Brasília.

Pesquisa DATATEMPO publicada nesta quarta mostra que Aécio Neves lidera a corrida eleitoral para senador. Ele tem 24,8% das intenções de voto no cenário estimulado, onde uma lista de nomes é apresentada aos entrevistados. O segundo colocado é o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), que tem 11,6%.

Questionado sobre o resultado da pesquisa, ele demonstrou satisfação. “Recebo essa pesquisa como uma manifestação de respeito e reconhecimento dos mineiros ao trabalho que fiz ao longo de uma vida e de mandatos consecutivos que os mineiros me deram”, disse Aécio Neves.

Confira a entrevista completa com Aécio Neves

A disputa, no entanto, ainda está aberta: 20% dos eleitores não responderam ou não souberam dizer em quem votariam. Brancos, nulos e entrevistados que disseram que não votariam em ninguém somam 27,3%. Além disso, na pesquisa espontânea, que mede a consolidação dos votos, pois os nomes dos candidatos não são apresentados, o líder é Cleitinho, com 1,5% das citações. Aécio tem 1,3%.

“Os baixos percentuais na indicação espontânea de nomes indicam que, hoje, a grande maioria dos mineiros não associa a disputa pela vaga ao Senado a um rosto, sinalizando um alto desconhecimento dos candidatos ou de suas candidaturas. Quando estimulado o cenário, Aécio desponta como o nome mais conhecido e com o maior percentual de intenção de votos, o que o dá certo conforto na corrida”, afirma a cientista social e analista DATATEMPO Bruna Assis.

Câmara dos Deputados

Apesar de mostrar empolgação com o resultado da pesquisa DATATEMPO, Aécio prefere adotar o discurso de continuidade na Câmara dos Deputados.  “Me preparei para disputar a reeleição. Fui líder várias vezes na Câmara e presidi a Câmara dos Deputados vários anos atrás. É um trabalho que me dá prazer”, declarou Aécio.

“Sou hoje candidato a deputado federal mais uma vez para concluir esse trabalho, principalmente na área de relações exteriores e continuar ajudando a Minas Gerais. Mas eu tenho o dever de observar a evolução do quadro, de ouvir os meus companheiros de todo o Estado para que eu possa tomar, no período adequado, talvez no mês de junho, uma decisão definitiva [sobre qual cargo concorrer]”, acrescentou.

Aécio disse também que, em viagens por Minas Gerais, tem percebido que há um sentimento de que o Estado deixou de participar das discussões nacionais. “Sinto a ausência de Minas Gerais nos grandes debates e formulações nacionais. E um dos antigos políticos mineiros dizia: quando falta Minas, falta política, falta a boa política.”, afirmou.

Protagonismo do PSDB

Na entrevista, Aécio Neves ressaltou que o PSDB precisa retomar o protagonismo em Minas Gerais e que, por isso, o partido lançou o nome de Marcus Pestana como pré-candidato a governador.

“Não foi um rompante de solidariedade pessoal, mas sim para que ele possa resgatar o tempo em que Minas tinha políticas públicas que mudavam a vida das pessoas. Nós tínhamos a melhor educação fundamental de todo o Brasil, a melhor saúde de toda a região Sudeste”, afirmou.

“No nosso governo em Minas Gerais era difícil passar uma semana sem que uma comitiva de liderança de outros estados da federação deixasse de vir a Minas para discutir essas políticas públicas”, concluiu Aécio.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!