A irmã de Aécio Neves, Andrea Neves, chegou à sede de Polícia Federal, no bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (11). Ela não conversou com a imprensa.
Além de Andrea, estão no local Paulo Vasconcelos, que trabalhou em campanhas políticas, Flávio Jacques Carneiro, sócio de um grupo de comunicação e antigo dono de um prédio comprado pelo frigorífico, e Danilo de Castro, articulador político do tucano.
Todos foram intimados a comparecer ao local para depor. Eles acompanhados apenas de advogados chegaram, sem esquema de escolta. A condução coercitiva está proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Caso não comparecessem, a corporação poderia pedir a prisão deles, posteriormente.
Operação Ross
Aproximadamente 200 policiais federais dão cumprimento a 24 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, e realizam 48 intimações para oitivas. As medidas estão sendo cumpridas em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amapá e no Distrito Federal.
Policiais estiveram no apartamento de Aécio Neves, em um prédio no bairro Anchieta e na residência dele no Rio de Janeiro, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Equipes também estiveram na casa da irmã do senador, Andréa Neves, em Copacabana.
A operação investiga o recebimento de vantagens indevidas entre os anos de 2014 e 2017, pelo grupo JBS, que teria efetuado o pagamento de quase R$ 110 milhões ao senador, inclusive para fins da campanha presidencial de 2014.
Com a palavra a defesa de Danilo de Castro
O advogado de Danilo de Castro, Antônio Carlos Andrada, por meio de nota divulgada à imprensa, informou que os atos de seu cliente foram "pautados no mais absoluto respeito à moralidade, impessoalidade, à coisa pública e às leis". Ressaltou, também, que Castro está à disposição das autoridades resposáveis para qualquer esclarecimento.
Nota na íntegra
"Todos os atos de governo praticados por Danilo de Castro foram pautados no mais absoluto respeito à moralidade, impessoalidade, à coisa pública e às leis. São mais de 40 anos de vida pública sem nenhuma mácula que possa desabonar sua conduta. Estamos inteiramente à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários com o fim de demonstrar a lisura de todos os seus atos."