POLÍTICA

APARTE

Redação O Tempo

Por BIANCA ALVES
Publicado em 23 de dezembro de 2005 | 22:25
 
 
 
normal

Apoio difícil
Fica cada vez mais difícil a hipótese de Itamar Franco apoiar Lula à reeleição em 2006. Principalmente depois das declarações do presidente em Montes Claros sobre os recursos repassados em 2001 para a estadualização das estradas federais. Disse Lula que, ao invés de consertar estradas, Itamar pegou o dinheiro e pagou o 13º salário do funcionalismo.

Irritadíssimo
Itamar ficou irritadíssimo e atirou para tudo quanto é lado. Garantiu que o dinheiro recebido não era carimbado e que seu destino, o 13º, era conhecido de todos. Disse ainda que pagou o 13º de cinco anos: quatro de seu governo e mais um, deixado por Eduardo Azeredo.

Mais: que o próprio Lula derrubou a medida provisória da estadualização. E, como se não fosse suficiente, Itamar quer saber onde foram parar os recursos da Cide, contribuição que incide (sem trocadilho) na comercialização de combustíveis e que deveria ser aplicada nas estradas.

Elo de Minas
Mas como política é que nem nuvem " cada hora está em um lugar " pode ser que, lá na frente, Itamar e Lula voltem a se entender, já que as declarações intempestivas do primeiro e impensadas do outro são lugar comum. Se Lula se reaproximar de José Dirceu, por exemplo, a nuvem até pode mudar. Itamar já disse que o ex-ministro e deputado cassado é o elo de Minas com o PT.

Vaga na agenda
A prefeita Ana Rosa está agregando administradores municipais em torno da criação da Frente Mineira de Municípios de Pequeno Porte, o "bloquinho". A primeira reunião, que atraiu mais de 20 prefeitos, aconteceu este mês, na Assembléia Legislativa.

Depois de serem recebidos pelo secretário de Governo, Danilo de Castro, eles aguardam, ansiosamente, uma vaga na agenda do governador Aécio Neves. Unidos, os pequenos esperam fazer parte do grupo que, hoje, detém influência junto às lideranças estaduais e nacionais.

Criança feliz
Os pouco mais de 3.600 habitantes de Ribeirão Vermelho comemoram o resultado da pesquisa da Unicef, que aponta esse pequeno município do Sudoeste mineiro como o quarto em desenvolvimento infantil em Minas Gerais " conseqüência de ações da prefeita Ana Rosa Lasmar à frente do programa Criança Feliz.

Além de garantir a presença de 100% das crianças na escola, o programa oferece também tratamento dentário, aulas de futebol e de teatro e, ainda, acesso gratuito à Internet.

Feliz Natal
A coluna deseja a todos os seus leitores um alegre dia de Natal. Que o exemplo daquele menino que nasceu há mais de dois mil anos seja a inspiração daqueles que nos representam nas várias instâncias de poder e os ilumine na busca de uma vida melhor para todos os brasileiros.

E-mail: politica@otempo.com.br

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!