No topo do ranking de partidos que mais elegeram prefeitos em Minas Gerais em 2024, o PSD dará um novo salto no estado nos próximos dias ao atrair para a sigla 30 gestores municipais que, até então, eram filiados a outras agremiações. O movimento, que integra uma estratégia nacional da legenda, fará com que o PSD passe dos atuais 139 para 169 chefes de Executivos em território mineiro. Com isso, o partido vai comandar 19,8% das 853 prefeituras de Minas.
As novas filiações serão formalizadas na próxima segunda-feira (15/9), durante o Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas do PSD-MG, no bairro Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O evento na capital mineira contará com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
À frente do PSD em Minas, o deputado estadual Cássio Soares preferiu não adiantar a lista de novos filiados. Ele ponderou, entretanto, que o fato de a sigla ter conquistado o maior número de prefeituras tanto em Minas como no Brasil em 2024, somado ao projeto político do partido, colaboraram para atrair novos quadros para a legenda.
A estratégia de crescimento do PSD mira ainda o Legislativo, com a aquisição, por exemplo, do nome do deputado estadual Gustavo Valadares, que vai deixar o PMN para se filiar ao PSD durante o encontro da sigla, na próxima segunda-feira. Com a chegada do ex-secretário de Governo de Romeu Zema (Novo) ao partido, o PSD chega, portanto, a 11 cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A ampliação do número de filiados em pleno exercício de mandato pode se tornar também um trunfo a mais para o PSD em 2026. Isso porque a legenda reforça sua base de aliados no interior do estado ao mesmo tempo em que articula estratégias para elevar a representatividade da legenda no Legislativo mineiro e no Congresso Nacional. A meta do PSD-MG, segundo Cássio Soares, é eleger 15 deputados estaduais e oito deputados federais no pleito do ano que vem.
Outros estados
A filiação de prefeitos em Minas dá sequência a uma estratégia nacional do PSD de Kassab, que após se consolidar como o maior vitorioso das eleições de 2024, com 887 prefeituras em todo o país, dá sequência ao projeto de crescimento por meio da filiação de novos gestores municipais. No último dia 30/8, por exemplo, a sigla angariou 30 prefeitos de outros partidos no Rio Grande do Sul, o que fez com que o número de cidades comandadas pelo PSD no estado saltasse de 12 para 42.