2024

João Leite pode disputar a PBH pela quarta vez, a terceira pelo PSDB

Tucano não se reelegeu para o cargo de deputado estadual e 'legado' de votos de 2016 é apontado como trunfo para repetir candidatura

Por Ana Karenina Berutti
Publicado em 21 de março de 2023 | 05:00
 
 
 
normal

Para tentar retornar à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) após 35 anos, o PSDB deve apostar num velho conhecido dos moradores da capital: o ex-deputado estadual João Leite. Ele deve disputar mais uma vez o posto no ano que vem. Caso se confirme a candidatura, será a quarta vez que o tucano disputará o Executivo municipal. Leite diz que está “à disposição do partido”.

Os tucanos comandaram a PBH apenas uma vez, com Pimenta da Veiga. Eleito em 1989, ele deixou o cargo um ano depois para disputar o governo do Estado, tendo sido derrotado ainda no primeiro turno. Seu vice, Eduardo Azeredo, assumiu a prefeitura e não conseguiu fazer o sucessor. Naquela época, não havia reeleição.

João Leite disputou a prefeitura pela primeira vez em 2000, contra o então prefeito Célio de Castro (PSB). Foi a primeira eleição municipal com o instituto da reeleição. O tucano foi para o segundo turno e perdeu, obtendo 562.863 votos (45,05% dos votos válidos). A segunda tentativa foi em 2004, contra Fernando Pimentel (PT). Nessa disputa, Leite concorreu pelo PSB e não chegou a ir para o segundo turno. Pimentel venceu no primeiro turno com cerca de três vezes mais votos que Leite (872.601 votos, contra 290.194 do então socialista).

A terceira vez foi em 2016, contra Alexandre Kalil, então no PHS. A votação do tucano nesse pleito é usada como um trunfo para ele disputar pela quarta vez. Na ocasião ele teve 557.356 de votos (47,02%). Em 2020, o PSDB optou por lançar Luísa Barreto, numa estratégia nacional de renovar os quadros e aumentar as candidaturas femininas. Ela obteve 17.161 votos, ou 1,39% dos válidos. No ano passado, o tucano tentou se reeleger deputado estadual, mas não obteve votos suficientes.

As direções municipal e estadual do PSDB, embora não tenham sido comunicadas pelo ex-deputado desse desejo de participar do próximo processo eleitoral, veem com bons olhos a disposição de João Leite.

O presidente do PSDB de Minas, deputado federal Paulo Abi-Ackel, afirmou que, se o ex-deputado disser que deseja participar das eleições, ele será, sim, uma opção, “pela trajetória dele no PSDB e suas inigualáveis qualidades”. O presidente do PSDB de Belo Horizonte, Luigi D’Ângelo, disse que, se João Leite desejar, será uma “bela opção”. “Ele, com certeza, tem o respeito e a admiração da base do partido, das lideranças e da sociedade de BH”, pontuou.

Para D’Ângelo, a possibilidade de o ex-deputado se candidatar novamente é um “bálsamo” para o partido. “João Leite é um dos mais respeitados e preparados homens públicos da sua geração. Já devia ter sido prefeito. Suas qualidades e experiência o colocam em destaque em qualquer cenário de disputa para qualquer cargo público”, afirmou o presidente do partido em BH.

Segundo Abi-Ackel, na política, as coisas, quando acontecem naturalmente, ganham força com o tempo. “O surgimento desse movimento vem da base. Mas ainda vamos conversar bastante sobre o assunto, inclusive com o próprio João Leite”, assinalou o dirigente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!