Cotado para STF

Bolsonaro diz que indicação de Aras para Supremo não está prevista por enquanto

Presidente elogiou o procurador-geral da República e disse que ele será forte candidato caso surja uma terceira vaga em seu mandato, mas que ele não é candidato nas próximas duas vagas, em novembro e em 2021

Por Marcelo da Fonseca
Publicado em 28 de maio de 2020 | 20:38
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, durante transmissão em suas redes sociais na noite desta quinta-feira (28), que não está prevista a indicação do procurador-geral da República (PGR) Augusto Aras para o Supremo Tribunal Federal nas próximas duas vagas que surgirão no tribunal. No entanto, afirmou que, caso surja uma terceira vaga no STF, o nome de Aras seria “fortíssimo”. 

“Tem uma vaga prevista para novembro e outra para o ano que vem. Nessas duas vagas não está previsto o nome do Augusto Aras. Tenho três nomes que eu namoro para indicar para o Supremo. Um será evangélico”, afirmou o presidente. 

Segundo Bolsonaro, o nome de André Mendonça, atual Ministro da Justiça é um dos cotados para o cargo. Ele defendeu que a indicação leve em conta a questão da religiosidade do candidato e que o Supremo precisa conhecer como “pensa grande parte da população brasileira”. 

Nas últimas semanas, parlamentares críticos ao governo federal atacaram a atuação de Augusto Aras à frente do Ministério Público e cobraram da PGR uma postura mais rígida diante das investigações envolvendo o presidente e aliados próximos. 

Bolsonaro afirmou que conheceu Aras no ano passado, mas que está muito satisfeito com a atuação do PGR, principalmente nas decisões relacionadas à economia. “Ele está tendo uma atenção grande nessa questão. Procura defender o livre mercado”, disse Bolsonaro. 

Em novembro, o ministro Celso de Mello deixará o STF, quando completa 75 anos. Em 2021 caberá a Bolsonaro indicar um novo nome ao tribunal, quando o ministro Marco Aurélio Mello se aposentar do Supremo. O terceiro na fila para se aposentar é Ricardo Lewandowski, que completará 75 anos em 2023. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!