Em São Roque de Minas

Bolsonaro em Minas: veja o discurso do presidente na íntegra

Presidente questionou a obrigatoriedade da vacina e disse que extensão do auxílio e solução para o preço do diesel estão próximos

Por O Tempo
Publicado em 18 de outubro de 2021 | 12:34
 
 
 
normal

Nesta segunda-feira (18), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve em Minas Gerais para lançar o programa Jornada das Águas. Em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do Estado, o presidente fez um discurso em que parabenizou os médicos pelo dia do profissional, disse que espera resolver a extensão do auxílio emergencial e a alta do diesel e também sobre outras dificuldades e conquistas do governo.

 

Veja a íntegra do discurso:

Dia do Médico 

Hoje é um dia muito especial. Pra todos nós brasileiros. Quero falar o porquê. Hoje é o dia que minha filha Laura completa 11 anos. Hoje tem festinha no Alvorada, botei um videozinho na internet, dia muito especial. Por que foi especial pra Laura? Porque ela podia hoje estar completando seus 11 anos sem um pai. Hoje é o dia do médico. Primeiro Deus, depois esses profissionais salvaram minha vida em Juiz de Fora. Eu pediria que todos médicos porventura presentes ficassem em pé. Pediria uma salva de palmas. Muito obrigado a todos vocês. Por mim, pela milha filha e por todos nós. Esse dia é muito especial. Vocês são aqueles que nos momentos mais difíceis, nos confortam e nos dão esperança. 

Tratamento precoce 

Dizer que seguindo orientação do CRM, não sou médico, mas acompanho, defendo a autonomia do médico, se não tem medicamento específico para aquele momento, vocês têm o dever e liberdade de em comum acordo com o paciente ou com sua família, receitar algo não previsto na bula, o conhecido tratamento off label. Vivemos no Brasil momento de politização de uma doença. A história dirá quem estava certo. A vida não tem preço, tudo devemos fazer para salvar vida de um companheiro, em especial os profissionais preparados e habilitados para isso. O tratamento off label para o Covid, não foi off label o meu,  mas foi emergencial. Se esperasse alguns minutos, eu não teria sobrevivido. Obrigado médicos pela formação, dedicação, carinho, e pela forma como vocês tratam as nossas vidas. Muito obrigado a todos vocês. 

Águas 

Quando se fala em vida, tem que se falar em água. Até quando alguém descobre um planeta a anos luz de distância, procura saber através da física, se lá existe algum vestígio de água. Porque se existir, existi a possibilidade de vida. Devemos preserva-la. Cada vez que retomo pro meu Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, cidade de Eldorado, o rio tem menos água. Isso acontece em vários lugares. Água aqui não é só para Minas Gerais, mas nosso Nordeste, nossos irmão nordestinos. Se não preservarmos aqui, faltará lá. Muita gente tem trabalhado nesse projeto do governo. Ouviram o Marinho, o Juca, mas temos o ministro, que não é mais, o ministro do tribunal de Contas, Augusto Nardes, obrigado Nardes. Mais que estimular, você nos deu norte pra essa questão. Como tivemos a pouco em outra região contigo tratando desse assunto. Preservando os mananciais, garantimos que o Velho Chico vai continuar com água suficiente para a transposição para atender os irmãos nordestino. O projeto começou há muito tempo, uns fizeram uma parte, outros um pouquinho mais. A transposição estava prevista para terminar em 2012. Chegou nosso governo, como colega gritou, basta não gritar que tem, é verdade. Estamos completando três anos sem denúncia de corrupção. Não é virtude, é obrigação Se por ventura aparecer, nunca se sabe, seremos o primeiro a colaborar na elucidação dos fatos e entregar a justiça essa pessoa que porventura tenha praticado o ato. 

Ataques ao PT e metrô e BH

Obviamente, sabem o histórico de corrupção do nosso país, especialmente nos últimos governos, alguns querem que façam voltar a governar o nosso país. Não podemos admitir. Se pegarmos o que nós tivemos de prejuízo na estatal de 2015 e o que tivemos lucro em 2020, ultrapassa R$ 100 bi. Ia pro ralo da corrupção. Dinheiro que ia pro bolso de péssimos brasileiros, que ia pra fora do Brasil. Quando aquele partido daquele cara diz que nós estamos apenas concluindo obras, em parte é verdade. Estamos concluindo sim obras que demoraram 10 anos e não foram. Esse cara concluiu obras fora do Brasil. Excelente metrô em Caracas, vamos começar o nosso aqui em BH, dinheiro nosso para o nosso país, não apenas o Carlos Viana está nesse projeto, grande parte da bancada mineira, Domingos Sávio, Emidinho, Junio Amaral, Marcelo Álvaro, como o deputado Bruno Engler, que colabora conosco. Cumprimento os prefeitos, a pandemia que lamentamos todas as mortes, nos aproximou. Prefeitos, viram o que é tratar com o presidente que não olha pro seu partido e viés ideológico, olha para seus munícipes. E não faltou dinheiro pra vocês para combater a pandemia. Desconheço que tenha tido dificuldade pra pagar 13 no ultimo ano. pagaram despesa assim como governadores. Com todo respeito a quem me antecedeu Nunca tivemos tão atencioso e cordial como tivemos no meu governo. Nunca tiveram um presidente com a qualidade, competência com os ministros que eu tenho. Se compararem cada ministro meu com outros que antecederam, vão ver a diferença Tentei falar com Tarcísio, não foi possível falar com ele, parece que está em Santa Catarina, ele vai responder daqui a pouco. Costumamos dar resposta de imediato, se é possível atender, como e se não é possível. Não fica na promessa, no compromisso de vamos ver, ou no gerúndio que nunca chega. Procuramos resolver de imediato. Como se Deus quiser, resolveremos nessa semana a extensão do auxílio emergencial, como também a questão do preço do diesel. As soluções não são fáceis, mas temos obrigação de mostrar a origem do problema e como resolver. Sabemos que o mundo todo tem uma inflação muito acima do esperado. Tem países de primeiro mundo que já enfrentam desabastecimento no alimento., A crise energética explode aí fora, mas temos obrigação de buscar solução.

Consequências da pandemia e obrigatoriedade de vacina

Brasil é um dos países que menos sofreu na questão econômica na ocasião da pandemia. Em 2014, sem pandemia, caiu muito mais que isso. Há previsão, inclusive, crescermos 5% esse ano, sabemos da questão do desemprego, mas o emprego formal tem crescido. Terminamos 2020 com mais empregado que 2019. No corrente ano, mais de 2 mi de empregos foram criados. Os informais perderam bastante. Se não fosse o auxílio, essas pessoas teriam passado necessidades terríveis. O auxílio ajudou na arrecadação de impostos no seu município, em média vocês projetaram perder 20%, em média arrecadaram 15%. Teve vantagem até no tocante a isso. Agora a política do fique em casa, que nunca eu apoiei, eu tinha poderes pra fechar o Brasil todo com decreto, mas não fechei um botequim sequer, tinha e tenho poderes por decreto realizar lockdwon nacional, não fiz e não farei. Eu tenho poder por decreto a exigir passaporte da vacina, mas não farei isso. Porque a nossa liberdade está acima de tudo. Não adianta querer chamar governo de negacionista, gastamos mais de R$ 20 bi com vacinas, vacinas muitas ainda experimentais. E a liberdade de tomar é de vocês, não se pode perseguir quem quer que seja por não ter tomado. Temos alguns Estados que estão com essa assanha, exigir a carteira de vacinação pra frequentar um ou outro local. O Queiroga estava vacinado e contraiu o vírus, assim a Tereza, assim o Eduardo, tanta e tanta gente. Assim como o ex-chefe de estado de defesa norte-americano Powell, vacinado com a Janssen, acabou de falecer por Covid. Essa questão do Covid é uma grande interrogação. No relatório da CPI, uma das acusações é que eu retardei a compra da vacina. Exigi do meu ministro só comprar vacina depois da certificação pela Anvisa e só pagar depois que receber e assim foi feito. A decisão de tomar tem que ser de cada um de vocês. Todos aqueles que desejarem a vacina, como fizemos até o momento, será ofertada pelo governo federal. Peço a Deus que tudo dê certo. 

Liberdade individual 

Dizer a você que temos um bem maior que é a vida, é a liberdade, quem aceita perder um pouco da liberdade em troca de segurança, está condenado a não ter liberdade e nem segurança. Muitas vezes falta pra nós analisar com mais profundidade o que está acontecendo. Se aquela facada, dada pelo tal do Adélio filiado ao PSOL, fosse fatal, quem estaria no meu lugar? Como estariam vivendo hoje em dia? Vocês sabem o que teria acontecido no nosso país, semelhante o que acontece com a nossa querida Argentina. Uma das últimas medidas foi congelamento de preço, quem é mais velho lembra, quando enfrentamos o plano cruzado, com congelamento, além de inflação, desabastecimento. Temos sim aumento de preço no Brasil, trabalhamos no sentido de conter inflação, estimulando o agronegócio. como por exemplo, o Pedro da Caixa, participa com mais força na questão do crédito ao homem do campo. Então estamos fazendo a nossa parte, não vislumbramos desabastecimento no Brasil, creko que brevemente inflação vai diminuir. A questão do auxílio, que está batido o martelo seu valor, no sábado com o Paulo Guedes, com o Paulo Roma, o Onyx, o Pedro da Caixa, entre outros, é valor pra dar dignidade aos necessitados. Ideal seria que todo mundo tivesse o ganha pão, mas as consequência da pandemia agravou a situação. Não somos insensíveis aos mais necessitados.

Tramitações 

Agradeço a Deus pela minha vida, agradeço a vocês que confiaram em mim o nome para o destino do Brasil, agradeço o parlamento brasileiro, na pessoa do senador Viana que tem nos apoiado nos momentos difíceis que quase sempre na maioria das vezes a nossa decisão só pode surtir efeito depois que passem pela Câmara e pelo Senado. O Brasil é maravilhoso, ninguém tem o que nós temos, temos tudo pra ser uma grande nação, tenho certeza que com ajuda de Deus e com a compreensão e trabalho de vocês, chegaremos ao local destaque que o Brasil merece. Amigos de Minas Gerais, obrigado pela oportunidade. é um prazer retomar nessa minha segunda terra natal. E vocês cada vez mais trajarem as cores verdes amarelas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!