Eleições 2022

Bolsonaro pede aliados nas ruas 'pela última vez' no 7 de Setembro

Presidente voltou a alfinetar membros do Poder Judiciário durante convenção do PL em que foi referendado como candidato

Por O Tempo Brasília
Publicado em 24 de julho de 2022 | 15:19
 
 
 
normal

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores a irem às ruas "pela última vez" nas manifestações do próximo 7 de setembro.  Na ocasião, ele novamente criticou membros do Poder Judiciário e reforçou a convocação para o ato que está sendo organizado por seus aliados, conforme aconteceu em anos anteriores. As declarações foram dadas na convenção do PL, realizada no Rio de Janeiro, na qual seu nome foi referendado como candidato à reeleição à Presidência da República.

"Convoco vocês agora, vamos às ruas no dia 7 de setembro pela última vez. Esses pouco surdos de capa preta (vestimenta utilizada por ministros do Supremo Tribunal Federal) têm que entender o que é a voz do povo. Tem que entender que quem faz as leis é o Poder Legislativo e o Executivo", destacou o presidente.

Bolsonaro voltou a usar a expressão "jogar dentro das quatro linhas da Constituição", que costuma enfatizar com frequência, em movimento semelhante ao utilizado na preparação para o 7 de Setembro de 2021. Na ocasião, ainda durante a madrugada, apoiadores tomaram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e tentaram ir até a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo barrados por um cordão de isolamento formado pelos policiais. Naquele dia, o presidente guardou as palavras mais duras para outro ato, em São Paulo, onde prometeu não mais cumprir decisões de Alexandre de Moraes, ministro da Corte. Diante de pressões da classe política e de um risco de impeachment, porém, ele recuou no dia seguinte e fez uma carta prometendo respeito ao Judiciário.

De lá para cá, porém, com novas críticas quanto ao sistema eleitoral, voltou a piorar relação entre o presidente e a  Corte máxima do Judiciário brasileiro, de onde são vários dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inclusive o presidente Edson Fachi e o próximo comandante da Justiça Eleitoral, Alexandre de Moraes.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!