POLÍTICA

Cafeteira se afasta da relatoria

Redação O Tempo


Publicado em 18 de junho de 2007 | 21:14
 
 
 
normal

BRASÍLIA – O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) pediu ontem seu afastamento do Conselho de Ética do Senado por dez dias. Relator do processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no conselho, Cafeteira passou mal no sábado e alega estar com problemas de saúde para não participar das atividades do conselho nos próximos dias.

O presidente do Conselho, Sibá Machado (PT–AC), assumiu ontem a relatoria até decidir hoje quem ficará no lugar do maranhense. Segundo assessores de Cafeteira, o senador passou mal em Brasília na noite de sábado, chegou a desmaiar e teve que ser socorrido em um hospital. Ele teve um aumento nos glóbulos brancos do sangue, chamado de “leucocitose’’ – por isso não se vê em condições de permanecer no conselho nesta semana.

Indisposto
Na sexta-feira, Cafeteira já havia anunciado a sua disposição de deixar a relatoria do caso. O senador só voltou atrás depois que sua esposa, dona Bebel, telefonou ao relator em meio à sessão do Conselho de Ética e pediu que Cafeteira permanecesse no posto pelo menos até hoje, dia da votação. Cafeteira encaminhou atestado médico ao presidente do conselho, senador Sibá Machado (PT-AC).

De acordo com seus assessores, o senador continuará como relator oficial do processo contra Renan, mas Sibá deverá designar um relator substituto no período em que o senador estiver fora do conselho. Ontem o senador Sibá Machado conduziu os trabalhos durante os depoimentos de Cláudio Gontijo, lobista da empreiteira Mendes Júnior, e Pedro Calmon, advogado da jornalista Mônica Veloso, mãe da filha de Renan. (Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!