Insumos

Câmara aprova proibição de exportação de produtos para o combate da Covid-19

Equipamentos como máscaras e luvas não poderão mais ser vendidos ao exterior

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 31 de março de 2020 | 21:29
 
 
 
normal

A Câmara aprovou nesta terça, 31, a proibição da exportação de produtos essenciais no combate da covid-19, como máscaras e luvas. A medida já tinha sido aprovada pela Casa no dia 17. O Senado apreciou o texto na quarta, 25, mas fez uma alteração no projeto. Hoje, a versão aprovada foi a original, dos deputados, e a medida segue agora à sanção.

O projeto aprovado, do deputado Luiz Teixeira (PP-RJ), lista os itens que não podem ser exportados, como os ventiladores pulmonares. No senado, a relatora Eliziane Gama (Cidadania-MA), tinha retirado a lista e determinado que o governo poderia proibir ou restringir a exportação de "saneantes, produtos para a saúde, medicamentos e imunobiológicos". Desta forma, caberia ao ministro da Saúde elaborar a lista de produtos e fixar os prazos de vigência das restrições. A alteração foi, no entanto, excluída pelos deputados.

O plenário da Câmara debate agora emenda do Senado ao projeto da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e outros, que libera Estados e municípios para usarem saldos de repasses de anos anteriores do Ministério da Saúde em serviços de saúde diversos dos previstos originalmente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!