Legislativo

Câmara de BH rejeita todos os projetos em pauta nesta segunda

Primeira sessão do mês de março durou pouco mais de trinta minutos

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 01 de março de 2021 | 16:27
 
 
 
normal

Os vereadores de Belo Horizonte realizaram nesta segunda-feira (1º) a primeira sessão plenária do mês de março na Câmara Municipal. Em uma votação atípica, os parlamentares rejeitaram todos os projetos de lei que estavam em pauta. Até o ano passado, pelo menos, era normal que as propostas apresentadas por vereadores não encontrassem resistências durante a votação e, caso fosse vetada pelo Executivo, os políticos mantinham o veto sem constrangimento.

Na pauta dessa segunda-feira dois projetos foram apreciados. O primeiro, de autoria do bispo Fernando Luiz (PSD), buscava obrigar os postos de combustíveis a colocar um dispositivo com a diferença percentual entre a gasolina e o etanol. Atualmente, já existe legislação estadual sobre o tema, o que foi abordado por alguns vereadores ao se posicionarem de maneira contrária. O projeto foi rejeitado por 24 vereadores.

Já o segundo texto discutido no dia era de autoria de Bim da Ambulância (PSD). O político queria implementar temporizador nos sinais de trânsito do município. Ao alegar inconstitucionalidade pelo fato de alterações no trânsito ser de competência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os parlamentares também rejeitaram a matéria.

Na segunda parte da pauta, quando são apreciados requerimentos, os vereadores aprovaram um pedido de informação ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) sobre quais ações serão tomadas em curto prazo para melhorar a sinalização que é pintada em algumas avenidas da capital, como Amazonas, Antônio Carlos e Cristiano Machado.

Durante o tempo destinado às falas, o Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8, a volta das aulas presenciais e os problemas causados pelas chuvas foram lembrados pelos vereadores.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!