Dia histórico

Carta da USP pela democracia ultrapassa 1 milhão de adesões

Documento teve assinaturas de diversos setores profissionais das mais variadas atividades

Por Gabriela Oliva
Publicado em 11 de agosto de 2022 | 21:57
 
 
 
normal

A carta da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro ultrapassou 1 milhão de assinaturas nesta quinta-feira (11). O marco foi atingido às 21h58.

O documento teve a adesão de professores, alunos, ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), artistas, banqueiros, empresários, candidatos à Presidência da República, instituições de diversos setores e profissionais das mais variadas atividades.

A marca de mais de 1 milhão de adesões acontece no dia da leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, que ocorreu durante evento na manhã desta quinta-feira (11), em São Paulo. Leia aqui mais detalhes sobre o ato.

A data foi escolhida por marcar o aniversário da criação dos cursos de direito no Brasil – em 11 de agosto de 1827, foi promulgada a lei que criou os primeiros cursos jurídicos do país, em São Paulo e Olinda – e coincide com a leitura de um manifesto também elaborado no Largo São Francisco e lido em 11 de agosto de 1977, para denunciar a ditadura militar, que subtraiu direitos e matou opositores do regime.

Também na capital paulista, foi lido o manifesto “Em Defesa da Democracia e da Justiça”. O documento foi articulado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!