ALIANÇA ELEITORAL

Cidadania confirma apoio a Simone Tebet como candidata da 'terceira via'

Partido reuniu a Executiva Nacional nesta terça-feira (24), após reunião do MDB, que também reiterou o nome da presidenciável

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 24 de maio de 2022 | 19:50
 
 
 
normal

Em reunião da Executiva Nacional na sede do Cidadania, em Brasília, o partido acompanhou a decisão do MDB, tomada poucas horas antes nesta terça-feira (24), e reiterou o apoio à pré-candidatura de Simone Tebet como cabeça de chapa da "terceira via", que é a aliança formada pelas duas siglas e o PSDB.

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, divulgou nota informando que o partido é unânime na escolha do nome de Tebet. O mesmo não pode ser dito do PSDB, nem do MDB, embora seja o partido da senadora.

"Com Simone Tebet, MDB, PSDB e Cidadania dão um passo concreto na direção da manutenção da democracia com um programa comum: projetar o Brasil do Século XXI. Um encontro com o novo mundo digital, as novas relações sociais e de trabalho e os desafios que elas ensejam", afirmou Freire.

"Espera-se a adesão de liberais, ambientalistas, da nova esquerda e de todos que tenham as liberdades e a democracia como valores universais. Esquerda aqui pensada como a social-democracia europeia, os liberais norte-americanos e, na América do Sul, representada por Gabriel Boric, presidente do Chile", acrescentou o presidente do Cidadania. Boric é o presidente mais jovem eleito no país sul-americano e durante quase uma década atuou na militância estudantil. 

Na reunião do MDB, que também aconteceu na sede nacional, em Brasília, nesta terça-feira, o presidente Baleia Rossi (SP) informou que não há unanimidade em torno de Tebet, porém "mais de 90%" do partido estão com ela.

Desconfortável diante da pergunta sobre quem são os quase 10% que não estão ao lado da senadora, Rossi disse que foram apenas aqueles que não participaram da reunião, nem presencial nem virtualmente: o presidente do MDB do Alagoas, senador Renan Calheiros, e o presidente do partido no Ceará, senador Eunício de Oliveira. 

A ausência dessas lideranças reitera a falta de unanimidade no partido em torno da presidenciável, pois mesmo após o lançamento da pré-candidatura de Tebet, que ocorreu em dezembro de 2021, os senadores se reuniram com líderes do PT, incluindo o pré-candidato e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril deste ano.

"A reunião de hoje serviu para demonstrar que há uma maioria esmagadora do MDB que defende a candidatura própria em torno da senadora Simone Tebet", contornou o presidente da sigla. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!