Votação

Ciro fala em 'parar por aqui' e faz balanço da campanha: 'lutei o bom combate'

Aos 64 anos, Ciro diz que não vê a hora de cuidar da própria vida e dos netos, mas lembra que é preciso aguardar contagem dos votos e que ainda há esperança

Por Tatiana Lagôa
Publicado em 02 de outubro de 2022 | 11:43
 
 
 
normal

O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, votou em Fortaleza ao lado de familiares e aliados políticos. Em entrevista coletiva na saída da Secretaria de Saúde do Ceará, ele falou em “parar por aqui”, caso não vença as eleições deste ano, mas também disse haver esperanças. O político comentou ainda que, independentemente do resultado, ele espera por uma “reconciliação da nação brasileira” dividida atualmente por uma das maiores polarizações políticas da história da democracia brasileira.  

"Claro, essas coisas sempre podem mudar, eu quero deixar registrado aqui, mas eu tenho 64 anos, estou dentro dos 65 e a minha vida inteira na causa do povo brasileiro. Chego aqui sem nunca ter sido denunciado por corrupção, nenhuma vez na vida, é raro político no Brasil poder dizer isso hoje. Sempre saí pela porta da frente, sempre entreguei o que a população esperou de mim. E não vejo a hora de poder cuidar da minha vida, dos meus lindos netos", disse o candidato que, logo na sequência, lembrou que é preciso esperar a contagem dos votos.  

Acompanhado dos filhos, Ciro falou em emoção. “Eu sempre me emociono na hora de votar. E hoje senti a mesma emoção que é a emoção de esperança”, disse. O candidato falou sobre um possível conchavo, com divulgação de pesquisas eleitorais, e reforçou que o resultado final é após a contagem oficial dos votos. Sobre a campanha ele disparou: “Lutei a boa luta”.  

Apesar de falar em uma possível parada em caso de derrota, Ciro defendeu que vale a pena defender princípios como a igualdade e a Justiça. “Os tempos estão muito estranhos, no mundo e no Brasil, talvez eu esteja ficando uma pessoa meio fora da moda nesses tempos estranhos em que a gente tá vivendo. Mas eu parei muitas vezes ao longo da campanha para pensar se valia a pena eu desistir de defender a Justiça, desistir de defender a igualdade e reafirmo para vocês categoricamente, o balança final é: vale a pena, vale a pena”, completou. 

Acompanhe em O TEMPO a apuração em tempo real das eleições 2022 em Minas Gerais e no Brasil. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!