ELEIÇÕES 2022

Ciro: ‘não há mais paciência política’ com Bolsonaro após ataques ao TSE

Pré-candidato do PDT disse que o Brasil não pode mais se dizer integrante do grupo de países democráticos se Bolsonaro continuar presidente

Por Levy Guimarães
Publicado em 18 de julho de 2022 | 19:08
 
 
 
normal

O pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, classificou como “horrendo espetáculo” o evento convocado pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (18), com embaixadores, para questionar o sistema eleitoral brasileiro e atacar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pelas redes sociais, o pedetista afirmou que Bolsonaro “não pode ser mais presidente de uma das maiores democracias do mundo ou o Brasil não pode mais se dizer integrante do grupo de países democráticos”.

“Nunca, em toda história moderna, o presidente de um importante país democrático convocou o corpo diplomático para proferir ameaças contra a democracia e desfilar mentiras tentando atingir o Poder Judiciário e o sistema eleitoral”, publicou.

Na avaliação de Ciro, na apresentação no Palácio da Alvorada, Bolsonaro cometeu “vários crimes de responsabilidade” e é preciso buscar instrumentos legais para tirá-lo do cargo. 

Porém, ele ressalta ser “uma tarefa delicada” pelo fato de o presidente da Câmara dos Deputados ser Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro. Caberia a Lira decidir se autoriza ou não um eventual pedido de impeachment.

“Não há mais paciência política nem armadura institucional capazes de suportar tamanho abuso. Muito menos complacência de se interpretar organização clara e deliberada de golpe como arroubos retóricos ou desatinos de um presidente desqualificado”, completa Ciro.

Outros pré-candidatos ao Palácio do Planalto também já fizeram fortes críticas às falas de Jair Bolsonaro. Simone Tebet (MDB) disse que o evento foi uma “vergonha diante do mundo”.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!