Legenda

Com só 8% de apoio necessário, Aliança pelo Brasil pede mais tempo para criação

Segundo vice-presidente nacional quer tentar concluir homologação do partido até abril do ano que vem

Por Da redação
Publicado em 25 de novembro de 2020 | 13:39
 
 
 
normal

Após o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), estipular o mês de março de 2021 como data limite para a criação do partido Aliança pelo Brasil, membros do grupo pediram mais tempo para isso. As informações são do jornal O Globo.

Até o momento, só foram recolhidas 42 mil assinaturas de apoio, ou seja, ainda faltam 492 mil necessárias. Caso a meta não seja cumprida, Bolsonaro pode ir para um outro partido e levar com ele ao menos 20 deputados para a disputa das eleições de 2022.

O segundo vice-presidente nacional do Aliança pelo Brasil, Luís Felipe Belmonte, quer tentar concluir homologação do partido até abril do ano que vem. Para isso, ele quer inserir 80 mil assinaturas que ele diz ter em mãos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), uma de suas principais apoiadoras, o presidente só iria para uma legenda onde ele teria autoridade. "Só discordaria se ele fosse para qualquer partido que não desse a chave. Qualquer partido que ele vá, tem de ter a chave. É ele que tem de escolher quem entra, quem sai, quem disputa as eleições", afirmou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!