SUPLENTE

Bolsonarista assume vaga de Renan Calheiros no Senado

Rafael Tenório fez campanha e já posou para fotos ao lado de Bolsonaro, enquanto Renan é um dos principais opositores do presidente no Congresso

Por Levy Guimarães
Publicado em 02 de junho de 2022 | 17:50
 
 
 
normal

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) se licenciou do mandato por 120 dias a partir desta quinta-feira (2). No lugar dele, assume o primeiro suplente, Rafael Tenório (MDB-AL), que tem visão política oposta à do titular.

Apoiador e cabo eleitoral do ex-presidente Lula em Alagoas, Renan Calheiros foi um dos principais nomes de oposição ao presidente Jair Bolsonaro nos últimos anos, principalmente quando foi relator da CPI da Covid e autor do relatório que imputou crimes a Bolsonaro e aliados.

No entanto, Rafael Tenório não esconde que é apoiador do atual chefe do Executivo. Classificado nos bastidores como “bolsonarista raiz”, já chegou a posar ao lado do presidente, em 2020, usando uma máscara com os dizeres “Força, capitão. O teu Brasil está contigo”.

Na campanha eleitoral de 2018, gravou vídeos em apoio a Bolsonaro, enquanto Renan declarou apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad.

Tenório é ex-presidente do CSA (Centro Sportivo Alagoano), time de Maceió que atualmente disputa a série B do Campeonato Brasileiro. Em outra ocasião, em setembro de 2020, entregou a Jair Bolsonaro uma camisa do clube e declarou apoio à “MP do Mandante”, editada pelo governo federal, que alterava regras para os direitos de transmissão do futebol.

Eleição em Alagoas

O afastamento de Renan Calheiros do mandato será para o senador se dedicar à campanha eleitoral em Alagoas. Apesar de ter mais quatro anos no cargo e não disputar o pleito deste ano, Renan vai se dedicar à campanha de aliados.

O estado será palco de disputas entre ele e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Para o governo estadual, Renan apoia o atual governador Paulo Dantas (MDB), eleito de forma indireta em maio deste ano. Lira dá apoio a Rodrigo Cunha (PSDB), outro senador licenciado do cargo.

Já para o Senado, Renan fará campanha para o ex-governador Renan Filho (MDB), e Arthur Lira, para o deputado estadual Davi Davino (PP).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!