CONGRESSO

Câmara fará sessão em homenagem a Olavo de Carvalho

Evento partiu de um pedido da deputada Bia Kicis; Olavo faleceu em 2022 e é tido como referência no bolsonarismo

Por Levy Guimarães
Publicado em 14 de julho de 2023 | 19:20
 
 
 
normal

A Câmara dos Deputados marcou uma sessão solene em homenagem ao escritor Olavo de Carvalho, que ocorrerá no dia 1º de setembro, às 10h. Uma das principais referências do bolsonarismo, Olavo faleceu em janeiro de 2022.

A sessão atende a um requerimento apresentado pela deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e foi aprovado pela Mesa Diretora da Casa, sob o comando do presidente em exercício, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Autointitulado filósofo, Olavo de Carvalho passou a ser cultuado por uma parte da direita brasileira em meados dos anos 2000, quando lançou livros criticando a esquerda e se colocando como um anticomunista. Ao longo dos anos, foi reunindo seguidores por meio de seus cursos online e ganhando influência dentro da oposição ao petismo.

Ele é considerado o principal ideólogo do bolsonarismo e um dos principais responsáveis pela ascensão de Jair Bolsonaro ao poder, em 2018. Por seguidas vezes, foi e ainda é citado como referência não só pelo ex-presidente, mas também por seus filhos e aliados.

Durante a pandemia da covid-19, Olavo se colocou como um negacionista, negando a gravidade do coronavírus e proferindo discursos contra a vacinação.

Olavo de Carvalho faleceu aos 74 anos anos, nos Estados Unidos, oito dias após testar positivo para covid. A causa da morte não foi divulgada pela família e seu médico negou que tenha sido pela doença. Segundo ele, se deu por uma "insuficiência respiratória aguda", associado a uma pneumonia bacteriana e a uma infecção generalizada.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!