SENADO

Em nova ofensiva da oposição, CPI do MEC chega a 26 assinaturas

Ofensiva no Senado foi retomada após a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro

Por Levy Guimarães
Publicado em 22 de junho de 2022 | 15:44
 
 
 
normal

Com a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, nesta quarta-feira (22), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) voltou a coletar assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar as suspeitas de irregularidades em repasses de verbas do Ministério da Educação.

O parlamentar anunciou que coletou a assinatura do senador Eduardo Braga (MDB-AM) nesta quarta. Assim, foram alcançados 26 nomes, um a menos que o necessário para protocolar o requerimento.

As movimentações iniciaram em março, após vir a público o escândalo que causou a demissão de Milton Ribeiro da pasta. A oposição chegou a alcançar as assinaturas, mas líderes governistas conseguiram que alguns senadores retirassem seus apoios.

Logo depois, uma contraofensiva do governo conseguiu reunir assinaturas paraa criação de uma outra CPI, com objetivo de investigar obras dos governos petistas na área da educação. A resposta governista esfriou as tentativas da oposição.

Além disso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vinha sinalizando cautela e dizendo que não basta ter as assinaturas para que a CPI seja criada, mas também um fato determinado. Em última instância, é ele quem decide se a Comissão Parlamentar de Inquérito vai ser instalada.

Caso seja criada, a CPI terá como objetivo investigar a denúncia de favorecimento do Ministério da Educação (MEC) na liberação de verbas a municípios indicados pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura.

O caso ganhou repercussão após divulgado um áudio de Milton Ribeiro, que admitiu priorizar as demandas dos pastores e que isso teria sido uma orientação do presidente Jair Bolsonaro.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!