Passarelas

Erika Hilton desfila na SPFW e diz que 'moda é extremamente política'

'A gente tem que parar de achar que política é uma coisa que tem que ficar lá segmentada, isolada', acrescentou a deputada federal por São Paulo

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 11 de novembro de 2023 | 13:06
 
 
 
normal

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) desfilou na sexta-feira (10), na passarela da São Paulo Fashion Week (SPFW), realizada no shopping Iguatemi, na Zona Sul de São Paulo. Em entrevista concendida à revista "Bazar" e publicada em seu Instagram, a parlamentar declarou que "moda é extremamente política".

"Quem disse que moda e política não andam juntas está completamente, redondamente equivocada, enganadíssima. A gente tem que parar de achar que política é uma coisa que tem que ficar lá segmentada, isolada. Tudo é político. Estar aqui é político", disse.

"O que a gente faz na política, uma passarela que traz uma ideia de descolonização, como não é político? Você pensar qual é o lugar das mulheres, da população negra, da comunidade LGBTQIA+. Quais são os pleitos que nós estamos fazendo para a moda que por muitos anos se construiu sem essa presença?", acrescentou.

A deputada também afirmou que ligar política à moda é possível e defendeu que uma mesma pessoa tenha espaço em debates diversificados, como beleza, cultura, arte, moda e política. "Uma coisa não é abandonada para que outra aconteça", declarou.

Erika Hilton já foi vereadora por São Paulo com a maior votação do país e é a primeira mulher trans a ser eleita para a Câmara dos Deputados, lugar que exerce seu primeiro mandato desde fevereiro deste ano. Ela também entrou na carreira de modelo e, desde julho deste ano, faz parte do casting de uma agência.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!