Decisão

Justiça manda Jean Wyllys indenizar Otávio Fakhoury por danos morais

O ex-deputado fez uma publicação chamando o empresário de disseminador de fake news

Por O Tempo Brasília
Publicado em 11 de novembro de 2023 | 18:31
 
 
 
normal

A Justiça de São Paulo condenou o ex-deputado federal Jean Wyllys a pagar R$ 10 mil ao empresário Otávio Fakhoury por danos morais. O juiz Felipe Poyares Miranda, da 16ª Vara Cível, determinou o pagamento da indenização, junto com as custas, despesas processuais e honorários advocatícios, que foram fixados em 10% sobre o valor da condenação. 

A polêmica surgiu de uma postagem no X (ex-Twitter) em 2021, quando Wyllys afirmou que o empresário fazia parte de um grupo que disseminava fake news em apoio ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A postagem ocorreu após um conflito entre Fakhoury e o senador Fabiano Contarato (PT).

Fakhoury, então, entrou com uma ação alegando ter sido "injustamente caluniado, injuriado e difamado" por Wyllys. O juiz destacou que existe "nexo causal entre a conduta do réu [Wyllys] e os danos à honra, imagem e dignidade da parte autora".

Segundo Miranda, foi “inequívoca” a intenção de Wyllys em ofender o empresário. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!