CÂMARA

Lira autoriza voto por aplicativo para facilitar avanço da reforma tributária

Deputados poderão votar remotamente nos próximos dias; análise da reforma tributária deve ir até sexta

Por Levy Guimarães
Publicado em 06 de julho de 2023 | 14:49
 
 
 
normal

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), publicou um ofício autorizando os parlamentares a votar de forma remota, por meio de aplicativo, para facilitar o avanço da reforma tributária nesta quinta (6) e sexta-feira (7).

Com isso, os deputados não precisam mais estar em Brasília para votar nas próximas sessões. A expectativa é que a reforma tributária seja votada a partir desta quinta, com a deliberação em primeiro turno, com o processo sendo concluído no dia seguinte.

Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a matéria precisa do voto favorável de pelo menos 308 dos 513 deputados, o equivalente a três quintos, em dois turnos. O primeiro turno ainda terá a análise de destaques, sugestões pontuais de mudanças no texto.

Ao longo do dia de hoje, o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-AL), segue negociando pontos que ainda geram resistências junto a governadores, prefeitos e a setores como agronegócio e serviços.

A previsão de Lira é que a votação tenha início por volta das 18h. Até lá, Aguinaldo deve publicar uma nova versão do texto, contemplando as demandas de última hora.

Líderes do governo Luiz Inácio Lula da Silva ainda tentam viabilizar, também nesta semana, a votação do projeto que favorece o Executivo nas decisões do Conselho de Administração de Recursos Financeiros (Carf) e o do novo marco fiscal.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!