Congresso

Maria do Rosário afirma que PEC da Transição deve ultrapassar 400 votos

Deputada federal pelo PT ainda declarou que existem condições de votar com os prazos contábeis

Por Karla Gamba e Gabriela Oliva
Publicado em 12 de dezembro de 2022 | 14:48
 
 
 
normal

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) afirmou nesta segunda-feira (12) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição deve ser aprovada na Câmara dos Deputados com "ampla maioria", ultrapassando os 400 votos entre 513 parlamentares. 

"Ela [a PEC] tende a ser aprovada com ampla maioria. Então, depois que tivermos os trezentos e oito, nós vamos superar os quatrocentos, nós vamos muito melhor que isso", declarou Maria do Rosário durante cerimônia da diplomação do presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice, Geraldo Alckmin (PSB).

Na Câmara dos Deputados, com uma manobra patrocinada pelo presidente da Casa Arthur Lira (PP), aliado de Lula na articulação da proposta, o texto foi apensado à PEC 24/19, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com isso, a discussão da proposta será iniciada no plenário da Casa durante sessão extraordinária desta segunda-feira (12), podendo ser votada ao longo da semana. O mais provável é que o assunto comece a passar por escrutínio na terça-feira (13).

A parlamentar ainda disse que existem "condições de votar [a proposta] com os prazos contábeis".

Segundo ela, "existe uma sensibilidade do país de que essa PEC não é pra um setor específico. Essa PEC é para o Brasil andar e com o andamento da nação brasileira com investimentos sociais, nós vamos também ter investimento econômicos".

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!