DIPLOMACIA

Pacheco recebe Alberto Fernández e promete ‘buscar ajuda’ à Argentina

Presidente argentino foi ao Congresso reiterar o pedido de ajuda feito a Lula, enquanto a Argentina atravessa grave crise

Por Levy Guimarães
Publicado em 26 de junho de 2023 | 18:03
 
 
 
normal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no Congresso Nacional, nesta segunda-feira (26), logo após ter se encontrado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Itamaraty.

O motivo oficial da visita do líder argentino é a celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Porém, Fernández vem a Brasília para pedir ajuda ao Brasil, enquanto a Argentina atravessa uma grave crise econômica.

“Aproveito esta celebração para pedir aos amigos: deem uma mão. Isso que espero que aconteça”, disse Fernández durante a reunião, no Museu do Senado.

Durante o encontro, Pacheco se comprometeu a buscar ajuda junto a Lula e a empresários brasileiros e disse haver um “espírito de colaboração” com o país vizinho.

“Seria pouco inteligente e muito egoísta que o Brasil fechasse os olhos para os problemas da Argentina. [..] Aqui, de público, reitero que é inevitável a busca do auxílio à Argentina em um momento de crise. E assim cuidaremos, com nosso líder do governo Jaques Wagner [PT-BA], junto com outros senadores, dentro dessa lógica de contribuição bilateral”, afirmou Pacheco.

Esta é a quarta visita do presidente argentino ao Brasil neste ano. Alberto Fernández veio para a posse de Lula, em janeiro, e em outras duas reuniões em Brasília que buscavam recursos para a grave crise financeira que tem desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários na Argentina. 

A visita de Fernández serve para que o Brasil reforce apoio a um eventual ingresso da Argentina no Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como "banco do Brics”, que é comandado pela ex-presidente da República Dilma Rousseff. 

Ainda no Brasil, o líder argentino vai se encontrar com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!