IMPOSTOS

Partido Republicanos declara apoio à reforma tributária na Câmara

Partido, que é oposição ao governo Lula, se reuniu com o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, que é a favor da reforma

Por Levy Guimarães
Publicado em 05 de julho de 2023 | 19:14
 
 
 
normal

O Republicanos declarou apoio à reforma tributária na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (5), após reunião com o governador de São Paulo Tarcisio de Freitas, que é do partido.

Apesar de a legenda ser oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, o líder da bancada, o deputado Hugo Motta (PB), afirmou que todos os 42 deputados da sigla devem votar favoravelmente à proposta.

A decisão se dá após uma promessa do relator da reforma tributária, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), de atender a pedidos feitos por Tarcísio. O principal deles é a composição do Conselho Federativo, que deve ser criado para fazer a distribuição dos tributos da União para os estados e municípios.

“Em sendo esses pontos atendidos pelo relator, nós iremos apoiar incondicionalmente. E por isso, nós fechamos questão para esta matéria importantíssima”, disse o presidente do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP).

Uma sugestão feita por Tarcísio é que o Conselho leve em conta o tamanho da população de cada estado para definir a composição. Outra possibilidade é um critério que leve em conta tanto o componente populacional como uma votação em que cada ente tenha o mesmo peso.

Nesta quarta, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que pretende votar a reforma tributária em primeiro turno na noite desta quinta-feira (6). Em entrevista à GloboNews, ele frisou acreditar que haverá quórum mínimo para uma votação com "tranquilidade". São necessários pelo menos 308 votos favoráveis entre os 513 deputados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!