19 mortes

Projeções na fachada do Congresso relembram 8 anos do desastre em Mariana

Imagens do rompimento da Barragem do Fundão serão projetadas nos prédios da Câmara e do Senado neste domingo (5)

Por Hédio Ferreira Júnior
Publicado em 05 de novembro de 2023 | 09:38
 
 
 
normal

Uma das maiores tragédias ambientais do país, ocorrida em Minas Gerais, será relembrada neste domingo (5) em Brasília. Das 18h às 22h, imagens e frases alusivas ao rompimento da Barragem do Fundão, no município de Mariana (MG), serão projetadas na fachada do Congresso Nacional. O desastre que matou 19 pessoas, provocou danos ambientais no Rio Doce e deixou dezenas de casas soterradas pela lama, completa hoje oito anos, sem que os responsáveis tenham sido punidos. Em 2019, o crime de homicídio foi retirado do processo.

O rompimento da barragem que pertence a Vale e a BHP Billiton, aconteceu na tarde de 5 de novembro de 2015 e despejou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. A lama chegou ao rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios dos estados de Minas e Espírito Santo, por onde atingiu o oceano, comprometendo o abastecimento de água potável à população.

Em 2020, ato de protesto semelhante tomou a fachada do Congresso, quando a tragédia completou cinco anos. As duas torres do prédio receberam as frases “Reparação já!” e “5 anos de injustiça no Rio Doce”.

Este ano, a Câmara dos Deputados criou uma comissão externa para acompanhar a repactuação do acordo de compensação econômica pelo desastre em Mariana e a reparação dos crimes relacionados ao rompimento da barragem de Brumadinho (MG) em 2019.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!