Neste sábado

PSDB retoma prévias para decidir candidato ao Planalto

Após problemas em votação, tucanos poderão votar por meio de um site para escolher nome para disputa presidencial

Por Heitor Mazzoco
Publicado em 26 de novembro de 2021 | 14:14
 
 
 
normal

O PSDB retoma, neste sábado (27), as prévias para decidir quem será o  candidato do partido a presidente na eleição do ano que vem.

A votação ocorrerá entre 8h e 17h por meio de um site criado para substituir um aplicativo que não funcionou na última semana, quando as prévias estavam marcadas. 

A disputa está entre Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus (AM), Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e João Doria, governador de São Paulo.

Estão aptos a votar 44.700 tucanos que se cadastraram para votar. 

Os três candidatos concordaram com a data para realização das prévias. 

Arthur Virgílio afirmou que, com união, o PSDB pode ser um grande "player" no pleito de 2022. "Apoio a decisão do presidente do PSDB, Bruno Araújo, em continuidade das prévias partidárias neste sábado. Com união e realismo, o PSDB pode ser um grande player nas eleições 2022. Que as prévias se concretizem e que o vencedor seja apoiado por todos", disse. 

Eduardo Leite afirmou que a segurança do voto foi alcançada para que todos possam votar de maneira sigilosa. "Decisão acertada de Bruno Araújo. A conclusão das prévias tem nosso apoio. O mais importante foi alcançado: segurança de que os votos serão sigilosos! Que cada tucano vote com o coração e esperança! Vamos juntos pra uma candidatura com a cara do PSDB", afirmou. 

João Doria disse que as prévias engrandecem o partido. "Concordamos e apoiamos a decisão do presidente do PSDB, Bruno Araújo, para dar prosseguimento às prévias do PSDB amanhã. Prévias engrandecem o PSDB no exercício da democracia e do voto dos seus filiados e mandatários. Viva a democracia", disse. 

Leia mais: Prévias do PSDB já tiveram socos e militante perdendo as calças

Quem são os candidatos do PSDB (por ordem alfabética):
 
Arthur Virgílio Neto (Amazonas)

Diplomata, Arthur Virgílio Neto tem 76 anos e se filiou ao PSDB em 1989. Foi deputado federal pelo Amazonas entre 1983 e 1987, e 1995 e 2003 (três mandatos), ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República entre 2001 e 2002 (gestão FHC), senador pelo Amazonas entre 2003 e 2011 e prefeito de Manaus entre 1989 e 1993, e 2013 a 2021.

Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)

Formado em direito, Eduardo Leite tem 36 anos e é filiado ao PSDB desde 2001. Foi eleito vereador em Pelotas (RS), em 2008, com 4.095 votos. Quatro anos depois, Leite foi eleito, no 2º turno, prefeito de sua cidade natal com 57,15% dos votos. Em 2018, ele foi eleito governador do Rio Grande do Sul, no 2º turno, com 53,62% dos votos, cargo que ocupa atualmente.

João Doria (São Paulo)

Empresário e jornalista, João Doria tem 63 anos e é filiado ao PSDB desde 2001. Pelo partido, Doria foi eleito prefeito de São Paulo em 2016, no 1º turno, com 53,29% dos votos. Dois anos depois, ele foi eleito governador de São Paulo, no 2º turno, com 51,75% dos votos, cargo que ocupa atualmente.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!