INVESTIGAÇÃO

Randolfe pede depoimento de Braga Netto ao STF sobre escândalo do MEC

Braga Netto teria feito pedido oficial para que o MEC recebesse um dos pastores suspeitos de envolvimento em esquema do MEC

Por Levy Guimarães
Publicado em 08 de julho de 2022 | 18:31
 
 
 
normal

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou uma ação nesta sexta-feira (8), ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando um depoimento do ex-ministro general Walter Braga Netto (PL).

O objetivo seria prestar explicações sobre um pedido de reunião feito ao Ministério da Educação (MEC) em nome do pastor Arilton Moura, um dos suspeitos de atuar no suposto esquema de favorecimento em repasses de verbas da pasta.

Segundo informação do jornal Folha de São Paulo, o pedido foi realizado oficialmente em janeiro de 2021, por um e-mail enviado pelo gabinete de Braga Netto, na época ministro-chefe da Casa Civil.

O e-mail de solicitação de audiência continha também uma cobrança de retorno sobre providências a serem adotadas pelo Ministério sobre o caso. A mensagem ainda pedia que a pasta avaliasse a "pertinência em atender". 

“Os fatos são gravíssimos e merecem investigação célere e a devida punição. Os agentes públicos devem respeito à Constituição e às leis. Não há mais tempo para patrimonialismo na administração pública, que deve se pautar nos princípios constitucionais, impedindo a mais nefasta corrupção, que prejudica a já combalida educação pública”, diz a peça protocolada por Randolfe.

O pedido foi enviado à ministra Cármen Lúcia, do STF, relatora do processo envolvendo as denúncias na gestão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Walter Braga Netto deverá ser o candidato a vice-presidente da República na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL). No atual governo, foi ministro da Casa Civil de fevereiro de 2020 a março de 2021, e da Defesa entre março de 2021 e abril de 2022.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!