PRESENTE

Senador pede que TCU investigue 3º pacote de joias para Bolsonaro

Humberto Costa solicita que a Corte de Contas requeira a apreensão das mercadorias em posse do ex-presidente

Por Levy Guimarães
Publicado em 28 de março de 2023 | 13:01
 
 
 
normal

O senador Humberto Costa (PT-PE) enviou um ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU), pedindo investigação sobre um terceiro pacote de joias dadas pelo governo da Arabia Saudita que ficou em posse do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O estojo inclui um relógio da marca Rolex, de ouro branco, cravejado de diamantes, avaliado em mais de R$ 360 mil, além de uma caneta da marca Chopard prateada, com pedras incrustadas, e um par de abotoaduras em ouro branco, com um brilhante cravejado no centro e diamantes ao redor.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e foram publicadas nesta terça-feira (28).

Humberto Costa pede que o TCU requeira a apreensão das joias apropriadas por Bolsonaro e demande a aplicação de multa face à “reiteração de conduta lesiva ao Estado brasileiro”. 

Este seria o segundo pacote de joias dadas pelo governo saudita em posse de Bolsonaro, além do estojo contendo os diamantes que seriam para a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e foi apreendido pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

O senador ainda pede a ampliação das investigações para apurar o alto número de viagens de integrantes do governo brasileiro, incluindo Jair Bolsonaro, durante sua gestão, e se ele e/ou terceiros receberam outros “presentes”. Segundo o petista, foram mais de 150 visitas.

Diferentemente das outras duas caixas enviadas a Bolsonaro, este conjunto de joias foi recebido em mãos pelo próprio ex-presidente, quando esteve com sua comitiva em viagem oficial a Doha, no Catar, e em Riade, na Arábia Saudita, entre 28 e 30 de outubro de 2019, de acordo com o Estadão.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!