Mistério

Corpo é encontrado em contêiner no Porto de Santos após escaneamento

Esse foi o primeiro corpo encontrado com uso de scanner em um contêiner no maior porto da América do Sul, segundo a Receita Federal

Por Renato Alves
Publicado em 15 de setembro de 2023 | 11:30
 
 
 
normal

A Polícia Federal (PF) investiga as circunstâncias do aparecimento de um corpo encontrado dentro de um contêiner em um terminal do Porto de Santos, no litoral paulista, na manhã de quinta-feira (14).

Conforme a PF, o órgão foi acionado após o escaneamento do contêiner, realizado pelas autoridades do terminal, identificar uma imagem que se assemelhava à silhueta de uma pessoa. “Após a abertura do contêiner, verificou-se que se tratava de um corpo humano em estado avançado de decomposição”, disse a PF em nota.

O navio que transportou o contêiner partiu do Porto de Tânger, no Marrocos, e atracou em Santos no domingo passado (10). O navio deixou o continente africano e fez escala em Salvador (BA) antes de chegar ao Porto de Santos, destino da caixa metálica até então declarada como vazia. 

Apesar de a embarcação ter atracado no domingo, o contêiner só passou pela conferência na manhã de quinta. Os agentes da Receita Federal notaram uma silhueta semelhante a de um corpo humano e acionaram a PF, que confirmou a suspeita.

Segundo a Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos, o contêiner havia sido declarado como vazio. “O escaneamento de contêineres vazios na importação é uma obrigação imposta aos recintos alfandegados por norma da Receita Federal, com intuito de combater o contrabando e o descaminho”, disse em nota.

Esse foi o primeiro corpo encontrado em um contêiner no Porto de Santos, o maior da América do Sul, segundo a Receita Federal. O equipamento de escaneamento é usado na conferência de cargas nos terminais do complexo portuário santista desde 2011. 

Ao identificar na imagem que havia algo no interior do contêiner parecendo ser um corpo humano, o terminal portuário avisou a fiscalização aduaneira que, por sua vez, acionou a Polícia Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Foi determinada a imediata abertura do contêiner e constatado que o corpo já estava em estado avançado de decomposição”, confirmou a Alfândega da Receita Federal no Porto de Santos.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!