ALMG

CPI da Cemig aprova requerimentos em busca do fio condutor da investigação

Deputados pediram informações à empresa sobre contratações sem licitação

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 08 de julho de 2021 | 21:30
 
 
 
normal

Os deputados integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis irregularidades na Cemig aprovaram nesta quinta-feira (8) uma série de requerimentos pedindo informações para a empresa.

Os deputados solicitaram ao presidente da estatal mineira, Reynaldo Passanezi, as cópias integrais dos processos de licitação e dos casos que houve inexigibilidade de licitação de diversas empresas contratadas, como, por exemplo, a IBM, no valor de R$ 1 bilhão.

Também foram requisitados cópias dos inquéritos civis tocados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que apuram supostos ilícitos cometidos pela Cemig.

“Nós pedimos cópias de contratos firmados com escritórios de advocacia e headhunters para investigar a questão de inexigibilidade: se haveria de fato abertura para isso ou se os contratos vão mostrar que não houve concorrência”, disse o vice-presidente da CPI, Professor Cleiton (PSB).

“Nós estamos buscando o fio condutor. Com a análise dessa documentação, começamos a chamar as testemunhas”, acrescentou.

Os parlamentares também querem informações sobre as políticas de participação nos lucros da empresa e a relação de funcionários contratados sem concurso público.

“As contratações de pessoal, pelo o que a gente apurou, elas ferem o estatuto da Cemig. É algo que precisa ser investigado”, explicou Professor Cleiton.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!