Eleições 2022

Dallagnol critica candidatura de Lula: 'não posso concordar que me represente'

Em entrevista à rádio Super, ex-procurador e pré-candidato à Câmara dos Deputados citou as condenações impostas ao petista

Por O Tempo
Publicado em 31 de maio de 2022 | 18:40
 
 
 
normal

Pré-candidato à Câmara Federal pelo Podemos, o ex-procurador da República Deltan Dallagnol foi o entrevistado desta terça-feira (31) do programa Alerta Super, da rádio Super 91,7 FM. Dallagnol, que coordenou a força-tarefa da operação Lava Jato em Curitiba e que carrega a bandeira do combate à corrupção, voltou a criticar a candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto.     

Na avaliação do ex-procurador, Lula não estaria apto a comandar o país por conta das duas condenações sofridas por ele (ambas anuladas posteriormente) após deixar o governo. "Quando eu olho um ex-presidente que foi condenado, não só em primeira instância, em segunda instância, em terceira instância no primeiro processo, ainda que estes processos tenham sido anulados por questões formais - ninguém me contou, eu vi as provas, eu vi os fatos -, eu não posso concordar que uma pessoa vá para a vida pública e me represente, quando, segundo as provas, os fatos, as condenações, ainda que anuladas, foi uma pessoa que desviou dinheiro público. Foi um governo (de Lula) que, segundo as provas, desviou bilhões. Eu não posso concordar com isso. O combate à corrupção é uma condição básica para uma pessoa ocupar uma posição de liderança na vida pública", opinou Dallagnol.

O pré-candidato à Câmara também explicou que tem se mantido afastado das discussões sobre a sucessão presidencial por priorizar uma mudança mais profunda no país via Congresso Nacional. "Não tenho me posicionado em relação à campanha presidencial porque tenho um projeto de Congresso Nacional, suprapartidário, pelo qual quero lutar, é minha principal bandeira neste ano", disse Dallagnol. "Existem várias pautas necessárias para o país. Eu acredito num país melhor por meio de um Congresso melhor, e se eu começo a falar de presidente ao mesmo tempo em que eu falo de projeto de Congresso as pessoas vão começar a misturar as coisas, achando que uma coisa está vinculada à outra, o que não está", completou.

Confira mais trechos da entrevista com o ex-procurador:

 

Confira a entrevista de Deltan Dallagnol na íntegra:

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!