Em baixa

DATATEMPO: 78% dos brasileiros estão pessimistas com a economia

Pesquisa mostra que maioria dos brasileiros consideram ruim ou muito ruim a situação econômica do país

Por Luana Melody Brasil
Publicado em 21 de setembro de 2021 | 13:00
 
 
 
normal

A avaliação geral dos brasileiros sobre a situação econômica do país é pessimista, segundo revelam os índices levantados pelo instituto DATATEMPO. Quando são questionados sobre esse tópico, 78,1% dos consultados pela pesquisa consideraram “ruim” ou “muito ruim” a situação. Para 6,2%, a situação é “muito boa” ou “boa”, enquanto 15% consideraram “regular”.

No recorte por gênero, as mulheres têm uma percepção mais pessimista sobre a situação econômica do país, pois 83,42% dentre elas consideraram esse tópico “muito ruim” ou “ruim”, enquanto esse índice entre os homens é de 72,6%. Entre elas, somente 3,22% avaliaram a situação como “boa” ou “muito boa”. Já entre os homens esse índice é de 9,2%.

Olhando para as faixas etárias, os jovens demonstram mais pessimismo. Na faixa daqueles com idades entre 16 e 24 anos, 83,08% avaliaram como “muito ruim” ou “ruim” a situação econômica. Já entre aqueles com 55 anos ou mais, esse índice é de 76,35%.

Quando consultados sobre a projeção da situação familiar nos próximos meses, 43% dos brasileiros indicaram a expectativa de que “vai melhorar”. Para 31,6%, “vai ficar do mesmo jeito”, enquanto 22,4% acreditam que a situação “vai piorar”. Ao todo, 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

A pesquisa DataTempo também consultou os brasileiros sobre a preocupação com o desemprego. Para 44%, há muito medo de serem afetados pelo desemprego. Entre os que estão com pouco medo, o índice é de 21%. Já 33,4% não estão com medo de serem afetados e 1,6% não soube ou não respondeu.

A pesquisa do instituto DATATEMPO realizou 2.025 entrevistas domiciliares entre os dias 9 e 15 de setembro, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!