Eleições 2022

Pesquisa DATATEMPO: Lula lidera entre católicos e, Bolsonaro, entre evangélicos

Petista também vai melhor entre os grupos que dizem não ter religião

Por Ricardo Corrêa
Publicado em 20 de setembro de 2021 | 13:00
 
 
 
normal

A religião dos eleitores brasileiros define hoje, muito claramente, o posicionamento político a ser adotado nas eleições de 2022. De acordo com os dados colhidos pelo instituto DATATEMPO em todo o país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem mais de 20 pontos de diferença sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro, entre os católicos (39,3% a 18,4%). Porém, no público evangélico, é o atual chefe do Executivo quem está à frente, embora com uma distância consideravelmente menor: 33% a 27,4%.

Em religiões de matriz africana, cujas bases são bem menores do que as de católicos e evangélicos e, por isso, os resultados devem ser vistos com mais reserva, o petista lidera com ampla vantagem: 64,7% a 5,9% no candomblé e 36% a 16% na umbanda. Lula também tem boa frente entre os que não possuem religião: 38,5% a 15,4%.

Historicamente bastante identificada com os evangélicos, que a colocaram com chances reais de vencer as eleições em meados da campanha de 2014, Marina Silva (Rede) mais uma vez não demonstra desempenho forte nesse eleitorado, como já se deu na corrida de 2018. Ela alcança apenas 3,7% das intenções de voto entre os evangélicos, resultado semelhante ao que consegue entre os grupos que afirmam não ter religião (4%).

A pesquisa do instituto DATATEMPO realizou 2.025 entrevistas domiciliares entre os dias 9 e 15 de setembro, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!