Eleições

Depois de Tebet, Ciro Gomes assina carta da USP pela democracia

O pré-candidato à Presidência pelo PDT disse que assinou o documento para mostrar a Bolsonaro e aqueles que ameaçam o estado democrático a união popular

Por Gabriela Oliva
Publicado em 29 de julho de 2022 | 18:13
 
 
 
normal

O pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, assinou, nesta sexta-feira (29), o manifesto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) pela democracia. Simone Tebet, concorrente do pedetista ao Planalto, também assinou o documento.

O manifesto, divulgado na última terça (26), defende o processo eletrônico de votação e critica “ataques infundados” às eleições. O documento já tem mais de 460 mil assinaturas pela internet.

"Pessoal, assinei o manifesto em defesa da democracia. É importante que todos façam o mesmo. Vamos mostrar a Bolsonaro e aqueles que ameaçam o estado democrático que estamos juntos", publicou Ciro em seu perfil oficial do Twitter.

Confira a declaração aqui: 

O manifesto tem sido alvo de críticas recentes do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Durante transmissão ao vivo na quinta-feira (28), o chefe do Executivo questionou ”quem é contra a democracia no Brasil?”. Disse que, em 3 anos e meio de governo, não cometeu atos nocivos ao sistema democrático do país. "Acho que temos o contrário", declarou.

No mesmo dia, Bolsonaro usou o Twitter para fazer seu próprio "manifesto em favor da democracia". 

O manifesto pela democracia será lido pelo ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello em evento realizado em 11 de agosto, no Pátio das Arcadas do Largo de São Francisco, em São Paulo. Leia a íntegra aqui.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!