Diálogo político

Deputado acusa governo de ameaçar prefeitos de oposição durante gestão Igor Eto

Lucas Lasmar (Rede) afirmou que assessores de ex-secretário de Zema condicionavam recursos a apoio ao governo

Por Hermano Chiodi
Publicado em 11 de agosto de 2023 | 13:10
 
 
 
normal

O deputado Lucas Lasmar (Rede) afirmou que durante a gestão de Igor Eto, ex-secretário de Governo na gestão de Romeu Zema (Novo), assessores da secretaria ligaram para prefeitos aliados de parlamentares de oposição com ameaças de corte de recursos caso não mudassem de posição. Lasmar diz que a chegada de Gustavo Valadares na secretaria melhorou essa relação.

“Existe uma pressão para que a gente (deputados de oposição) não seja atendido. Depois da queda do Igor Eto, com todo o respeito a ele, isso mudou. A ordem que tinha lá era ligar para os prefeitos da minha base de apoio ameaçando: ou vocês estão com o Lucas ou estão com o governo; e se estiverem com o governo serão atendidos”, afirmou.

O parlamentar foi entrevistado pelos jornalistas Thalita Marinho e Guilherme Ibraim no quadro Café com Política da FM O TEMPO 91,7 desta sexta-feira (11). Ele criticou estratégias tanto do governo quanto da oposição em priorizar interesses políticos nos debates na Assembleia ao invés de construir soluções que atendam o melhor interesse da população do Estado.

O parlamentar, que foi secretário de Saúde em Oliveira, no Centro-Oeste de Minas, utilizou como exemplo a audiência pública da Funed, realizada na última quarta-feira (9). “O que me preocupa são os discursos políticos. Quando começou a movimentação dos funcionários na porta da Audiência, que é legítimo, e alguns deputados foram à audiência e iniciaram os discursos de esquerda e direita. Aí o que acontece: nós vamos discutir critérios técnicos ou ficar nisso de um é melhor e o outro é pior, ou vamos focar nos problemas reais do Estado”, questionou.

Lucas Lasmar disse que o governador Romeu Zema precisa assumir mais espaço na articulação política do governo e dar menos atribuições aos seus assessores. “Eu não fico falando mal do Zema. Eu faço o debate técnico. Ele precisa governar mais e não deixar nas mãos de técnicos”, afirmou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do governo e com o ex-secretário Igor Eto, mas ainda não teve retorno em relação às queixas apresentadas pelo deputado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!