GOVERNO

Deputado do MDB promete levar imagem positiva de Minas para o governo federal

Newton Cardoso Jr. disse que as diferenças ideológicas entre Zema e Lula devem ser deixadas para trás: vamos mostrar que o governador não está aqui para continuar nessa peleja

Por Ana Karenina Berutti
Publicado em 28 de novembro de 2022 | 11:08
 
 
 
normal

O deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB) disse que está participando da equipe de transição de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o objetivo de criar uma ponte entre o governo federal e o governador Romeu Zema (Novo). Na visão do parlamentar, é preciso levar uma imagem positiva de Minas para o governo federal. "Vamos mostrar que o governador não está aqui para continuar nessa peleja", afirmou o deputado ao se referir às críticas de Romeu Zema ao PT. 

Zema tem, desde o segundo turno das eleições presidenciais, quando decidiu apoiar de forma ostensiva o então candidato Jair Bolsonaro (PL), adotado um discurso mais crítico e contundente em relação ao PT. Nesse sentido, Newton Cardoso Jr. destacou que a primeira preocupação que ele teve foi trabalhar para garantir o diálogo entre Lula e Zema. "Minas não pode ficar para trás em termos de investimentos públicos", afirmou o emedebista durante entrevista para o Café com Política, do jornal Super N 1ª edição, da Rádio Super 91,7 FM, nesta segunda-feira (28).

O parlamentar afirmou que conversou com o governador antes mesmo de começar esse trabalho na equipe de transição no sentido de alertar Romeu Zema aobre a necessidade de criar uma boa relação com o governo federal. Segundo o deputado do MDB, o Estado precisa do governo federal para negociar as dívidas e investir em obras. Newton Cardoso Jr., que está atuando na área de Desenvolvimento Regional da equipe de transição, citou a conclusão da duplicação da BR-381 como uma das prioridades para Minas.

Além disso, o deputado citou setores como habitação, recursos para Codevasf e para a Defesa Civil como pontos prioritários. "Em Minas Gerais, o foco principal seria a duplicação da BR-381, uma obra que está atrasada e se arrrasta ao longo de duas décadas", afirmou Newton Cardoso Jr.. Ele também citou obras de abastecimento de água no semi-árido mineiro e criticou a ideia de concessão da barragem de Jequitaí para a iniciativa privada.

Newton Cardoso Jr. afirmou que a senadora Simone Tebet, candidata à presidência da República pelo MDB nas últimas eleições, deve ser ministra do governo Lula por parte da cota pessoal do presidente eleito. O parlamentar disse que Tebet conseguiu promover uma unidade do MDB nacional, apesar de pequenas divergências em alguns estados durante o segundo turno da disputa presidencial.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!