Briga política

Doria processa Kajuru por ser chamado de ‘chumbrega’, ‘escória' e 'inculto'

Governador de São Paulo, por meio de seu advogado, Fernando José da Costa, afirma que senador (PSB) 'extrapolou' sua imunidade parlamentar

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 18 de abril de 2019 | 17:21
 
 
 
normal

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), moveu uma queixa crime de injúria e difamação contra o senador Jorge Kajuru (PSB) após o parlamentar tê-lo chamado de ‘chumbrega’, ‘escória’, ‘vazio’ e ‘inculto’. A defesa, constituída por Fernando José da Costa, do tucano afirma que Kajuru ‘extrapolou’ sua imunidade parlamentar.

Em entrevista, Kajuru disse. “Antes de concorrer a vereador de Goiânia, registrei no cartório que só ficaria dois anos na Câmara e dali sairia para o Senado. Avisei meus patrões eleitores. Não nasci para ser João Doria (que largou a prefeitura para se eleger governador de São Paulo). Ele é escória da escória”.

“Trabalhei com ele na RedeTV! Você acha que aqueles entrevistados dele eram gratuitos? Nada mais a falar. Dòria é metido a intelectual, mas é vazio e inculto. É chumbrega que não é o mesmo que brega: no dicionário Michaelis, significa desprezível. Mais um processo contra mim”, afirmou.

Os advogados afirmam ser ‘inegável que tais alegações atacam frontalmente a honra, bom nome e imagem que João Dória Júnior arduamente construiu ao longo de sua trajetória. Os crimes de difamação e injúria cometidos em face do Querelante encontram-se perfeitamente configurados, sendoa a adequação típica inegável’.

Segundo a defesa de Dória, o a conduta de Kajuru ‘extrapola e muito sua conferida imunidade parlamentar em razão de sua função de Senador’.

É sabido que a imunidade parlamentar está intrinsicamente ligada ao exercício do cargo, visando, justamente, propiciar que a função legislativa possa ser desempenhada com liberdade e autonomia. É fundamental, portanto, que a incidência da prerrogativa esteja ligada ao exercício da função parlamentar.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!