Piranga

Dr. Eduardo teria mais da metade dos votos no dia 5

Governos do presidente Lula e de Aécio Neves são bem avaliados

Por Da redação
Publicado em 01 de outubro de 2008 | 21:26
 
 
 
normal

O atual prefeito de Piranga, Eduardo Sérgio Guimarães, o Dr. Eduardo, do PSDB, estaria reeleito se as eleições fossem hoje. Segundo o instituto MDA, ele teria 56,3% dos votos na pesquisa estimulada contra 22,7% de seu principal adversário Carlos de Araújo Silva, o Carlinhos do PMDB.

O terceiro nome, Paulinho (PT), tem 5,9% da preferência do eleitorado. Ainda não sabem em quem vão votar 13,6%. Não pretendem escolher nenhum dos postulantes, 1,5% A pesquisa ouviu 493 pessoas nos dias 3 e 4 de setembro e tem margem de erro de 4,3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 68.108, em 26 de setembro. Na pesquisa espontânea (na qual não são apresentados os nomes dos candidatos), o atual prefeito tem 47,9%.

Já o postulante Carlinhos aparece com menos votos do que aqueles que declararam não saber em quem vão votar, que somam 25,7% das intenções. O peemedebista aparece com 21% da preferência do eleitorado. O candidato Paulinho aparece com 3,7% das intenções na espontânea. Não vão votar em ninguém 1,7% Os entrevistados também foram questionados se a escolha para a prefeitura é definitiva ou se ainda poderia mudar o voto.

Dos eleitores de Dr. Eduardo, 82,9% declararam que o voto é definitivo, Já a 75% dos eleitores de Paulinho disseram ter o voto consolidado e de 70,7% entre o eleitorado de Carlinhos não pretende mudar de posição.

Avaliação. A pesquisa do instituto MDA também ouviu dos eleitores de Piranga como avaliam a atual administração. Do total de entrevistados, 15,1% disseram que é ótima, 43,5% como boa, 24,4% disseram que é regular e 7,7% a consideram ruim. Para 7,9%, a avaliação é péssima e 2,5% dos entrevistados não souberam avaliar a atual administração municipal. No mesmo questionário, os entrevistados foram ouvidos sobre a avaliação da Câmara Municipal e a maioria - 32,6% - respondeu que é regular. Para 28,6% dos entrevistados, a Câmara tem uma administração ótima ou boa. Já para 20,5% dos entrevistados a Câmara foi avaliada como ruim ou péssima.

E 18,3% disseram que não sabem avaliar o legislativo. Já o governo federal recebeu a avaliação ótimo ou bom de 72,6% dos entrevistados, enquanto 22,% consideram o governo Lula como regular. Ruim e péssimo correspondem a 3,2% do eleitorado piranguense. Com relação ao governo estadual, 70,6% avaliaram como ótimo ou bom e 16% como regular. Para 4,4%, o governo Aécio Neves é ruim ou péssimo. Já 8,9% que não sabem avaliar.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!