Fake News

É fake tuíte atribuído a Zema sobre relação de acidente e privatização da Cemig

Imagem falsa atribuída ao governador Romeu Zema foi compartilhada nas redes sociais e repercutiu entre deputados mineiros

Por Marcelo da Fonseca
Publicado em 06 de novembro de 2021 | 14:10
 
 
 
normal

Um montagem falsa com o perfil do governador de Minas Romeu Zema (Novo) circulou nesta manhã de sábado (6) relacionando o acidente que causou a morte da cantora Marília Mendonça com a necessidade de privatização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). 

A imagem mostra uma suposta publicação no perfil de Zema com a seguinte frase: “O Corpo de Bombeiros apurou que a falta de sinalização de torres elétricas de alta tensão da Cemig acarretou o acidente que decorreu na queda do avião onde estava a cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas. A Cemig precisa voltar a investir em Minas Gerais #PrivatizaCemigJá”. 

A imagem com o texto falsamente atribuído ao governador foi compartilhada nas redes sociais e repercutiu entre parlamentares mineiros. 

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) escreveu em seu Twitter: “É repugnante a tentativa do governador Zema de associar a morte de Marília Mendonça e demais ocupantes da aeronave com a suposta necessidade de privatização a Cemig. Aproveitar de uma tragédia que abalou o país para vender sua ideia privatista é inaceitável e desrespeitosa”. 

Procurada, Beatriz informou que recebeu a imagem falsa de uma fonte confiável,  mas que não tem acesso direto ao governador e acha “sempre importante verificar”. 

Já o deputado professor Cleiton (PSB), sem citar diretamente o governador e a imagem falsa, usou suas redes para criticar o governo em sua intenção de privatizar a estatal. “A negligência da atual diretoria, a avidez pela privatização do atual governo, que tem levado ao sucateamento da empresa e a corrupção na CEMIG, podem ter provocado mais essa tragédia. Os responsáveis serão identificados e devidamente responsabilizados”, escreveu o deputado. 

Nota do governo

Por meio de nota, o governo de Minas informou que se trata de fake news o tuíte atribuído a Romeu Zema. "O governador repudia atitudes que visam espalhar informações falsas para prejudicar a reputação de pessoas e empresas", diz a nota. 

"Em relação ao trágico acidente que resultou na triste morte da cantora Marília Mendonça e de mais quatro pessoas, a Cemig esclarece que a Linha de Distribuição atingida pela aeronave prefixo PT-ONJ está fora da rede de proteção do Aeródromo de Caratinga, nos termos de Portaria Específica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo(DECEA) do Comando da Aeronáutica Brasileiro. A Cemig reitera que segue rigorosamente as Normas Técnicas Brasileiras e a regulamentação em vigor em todos os seus projetos. As investigações das autoridades competentes irão esclarecer as causas do acidente", conclui a nota. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!