ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Eleição em SP pode ter Weintraub candidato e Datena vice de Tabata

Ex-ministro de Bolsonaro pode se candidatar pelo Partido da Mulher Brasileira; Datena se desfilia do PDT

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 17 de novembro de 2023 | 17:25
 
 
 
normal

O ex-ministro da Educação no governo Jair Bolsonaro, Abraham Weintraub, pode se candidatar à prefeitura de São Paulo em 2024, pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB), ao qual é filiado desde 2022. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Esta seria a segunda eleição que Weintraub tenta disputar. No ano passado, ele foi candidato a deputado federal por São Paulo, mas não se elegeu, tendo obtido pouco menos de 4 mil votos.

Abraham Weintraub foi ministro da Educação de abril de 2019 a junho de 2020. Durante o período, colecionou polêmicas, como quando afirmou que universidades federais provocavam “balbúrdia”, e cortou as verbas de três instituições. Também afirmou que as universidades têm “plantações extensivas de maconha.”

Outro momento de tensão ocorreu na reunião ministerial de 22 de abril de 2020, quando se referiu aos ministros do Supremo Tribunal Federal como “vagabundos”. “Por mim, botava todos na cadeia”, disse.

Fundado em 2015, o Partido da Mulher Brasileira, que em 2022 tentou, sem sucesso, mudar de nome para “Brasil 35’, teve apenas um parlamentar no Congresso Nacional em toda a sua trajetória - o deputado Weliton Prado, ex-petista, com histórico de militância na esquerda.

Datena se desfilia do PDT

Outro nome sempre presente nas especulações eleitorais paulistas, o apresentador José Luiz Datena entregou sua carta de desfiliação ao PDT, ao qual estava filiado desde junho.

O motivo foi um convite da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) para que ele se filie ao PSB e componha com ela uma chapa para a prefeitura de São Paulo. Tabata seria a candidata a prefeita e Datena, a vice-prefeito. A chapa contaria com o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Em outras ocasiões, Datena já manifestou, mais de uma vez, desejo de se candidatar a diferentes cargos, como prefeito de São Paulo, senador e deputado federal pelo estado. Porém, nunca levou adiante as pretensões políticas.

O movimento de Tabata Amaral é uma tentativa de ampliar seu eleitorado, já que Datena possui bom trânsito entre eleitores de direita e centro-direita, enquanto a parlamentar se coloca no centro e na centro-esquerda.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!