Encontro

Em carta, governadores do Sul e Sudeste formalizam criação do Cosud

Documento foi assinado no encerramento do encontro anual que ocorreu em Belo Horizonte no dias 2 e 3 de junho

Por Ana Clara Moreira
Publicado em 03 de junho de 2023 | 16:13
 
 
 

Em carta de compromisso assinada neste sábado (3/6), os governadores de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, formalizaram de forma jurídica o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), que até então existe de maneira informal, além de destacar o compromisso com geração de emprego e renda e criação de fundos regionais de desenvolvimento. O documento marcou o encerramento do 8º Encontro do COSUD, que terminou em Belo Horizonte neste sábado.

Com a medida, as Assembleias Legislativas dos estados receberão, nos próximos dias, uma proposta para que o COSUD ganhe personalidade jurídica.

Na carta  eles “renovam e fortalecem os seus compromissos de atuação conjunta e cooperativa, em defesa da liberdade e da geração de emprego e renda” e propõem a “criação de novos fundos de desenvolvimento, que teriam como foco a redução das desigualdades entre as regiões do país”.

O texto também destaca que “só é possível alavancar a geração de emprego e renda em um ambiente onde há estabilidade política e garantia de cumprimento da Lei e da Constituição, o que é compromisso exigível de todos, em quaisquer contextos. As regras e preceitos são fixados exatamente para que o exercício do Poder não fique à mercê do voluntarismo de poucos ou muitos. Nessa linha, os governadores se preocupam com a manutenção dos avanços já debatidos e aprovados pelo Congresso Nacional, nos últimos anos”.

Durante os dois dias de encontro, além da carta de compromisso, ficou definido que o chefe do Executivo paranaense, Ratinho Júnior (PSD), será o primeiro presidente do COSUD, com posse prevista para janeiro de 2024. Cada mandato vai durar um ano, sempre com uma “chapa” composta por um presidente do Sul e um vice do Sudeste ou vice-versa. O vice de Ratinho Júnior será definido na próxima reunião do COSUD, daqui a três meses, em São Paulo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!