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Episódio do Tempo Hábil discute as disparidades da educação brasileira

Repórter da editoria de Política Bernardo Miranda apresenta dados e conta histórias que ouviu de alunos do ensino público e do privado de BH

Por Fábio Corrêa, Jessica Almeida e João Renato Faria
Publicado em 27 de junho de 2019 | 15:02
 
 
 
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Acompanhando a trajetória dos alunos de duas turmas formadas no ensino médio em Belo Horizonte no ano de 2013, uma pública e outra particular, uma série de reportagens do jornal O TEMPO demonstrou como o percurso educacional de alunos da rede pública e da rede privada é distinto. 

A série também trouxe um raio-x da cidade de Belo Horizonte, mostrando onde ficam os colégios que tiveram as maiores notas do Enem em 2017, assim como onde estão aqueles que ocupam as últimas posições. Entre outros dados, apresentou números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e um comparativo entre o investimento anual por aluno do ensino médio na rede estadual, e o valor investido para manter um estudante nas melhores escolas particulares. 

Para falar sobre todo esse levantamento nós convidamos para o episódio do Tempo Hábil desta semana o repórter Bernardo Miranda, da editoria de Política. Também contamos com a análise do professor a Faculdade de Educação da UFMG Luciano Mendes, que também é coordenador do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022. Ouça (Spotify, Apple Podcasts, RSS Feed)!

Leia aqui a série de reportagens. 

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