APOIO NA CÂMARA

Fuad loteia segundo escalão da PBH com indicações políticas; veja nomes

Prefeito de BH nomeou quatro pessoas ligadas a parlamentares para cargos de coordenação adjunta de regionais

Por Gabriel Ronan e Letícia Fontes
Publicado em 13 de junho de 2023 | 11:30
 
 
 
normal

O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) fez várias nomeações políticas nesta terça-feira (13/6). No Diário Oficial do Município (DOM), ele indicou quatro pessoas ligadas a políticos para os cargos de coordenadores adjuntos das regionais Venda Nova, Nordeste, Noroeste e Barreiro. 

No Barreiro, quem vai trabalhar é o ex-vereador Ronaldo Gontijo, após uma indicação conjunta dos partidos Agir e Avante. Vale lembrar que a PBH hoje tem na chefia da Secretaria de Assuntos Institucionais o também vereador licenciado Claudiney Dulim, ligado ao Avante, sigla presidida pelo deputado federal por Minas Gerais, Luis Tibé.

Ex-secretária parlamentar do deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB), Cristiane Mota de Magalhães vai ocupar a coordenação adjunta da regional Noroeste. Ela trabalhou diretamente com o tucano entre 2021 e 2022. Apesar da ligação com o gabinete de Abi-Ackel, a indicação partiu do PSD, conforme apurou a reportagem.

Em nota, Paulo Abi-Ackel reforçou que "não tem nenhuma ligação com a nomeação de Cristiane Mota de Magalhães e nem com nenhuma outra nomeação na Prefeitura de Belo Horizonte". Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, Cristiane trabalhou no gabinete dele por três meses, "não tendo mais qualquer relação com os mandatos do deputado desde então".

Aro e Eros Biondini

Em Venda Nova, quem ficará na coordenação adjunta é a ex-chefe de gabinete do deputado federal Eros Biondini, Ana Paula Rocha Teixeira. Vale lembrar que Eros tem forte influência sobre o vereador Cláudio do Mundo Novo (PSD), que carrega o nome da igreja Missão Mundo Novo, fundada por Eros em 2005 no bairro São João Batista, justamente em Venda Nova. 

O TEMPO apurou que a indicação dela partiu de uma articulação entre o PP e o Podemos, partidos ligados ao atual secretário da Casa Civil do governo de Minas, Marcelo Aro (PP). Vale lembrar que o ex-deputado tem grande influência na Câmara de BH, onde comanda a chamada “Família Aro”, hoje base do governo Fuad. Ana Paula também foi procuradora-geral da Câmara de Sarzedo, na região metropolitana de BH, entre 2011 e 2019. Além disso, coordenou a campanha presidencial do ex-governador do Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em um acidente aéreo em 2014.

PDT indica ex-subsecretário de Pimentel

Outro nome que Fuad Noman deu aval para a coordenação adjunta de uma regional da PBH, desta vez a Nordeste, é o do ex-vereador de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, Antônio Carlos Xavier da Gama. Toninho Gama, como é conhecido no meio político, partiu de uma indicação do PDT, que hoje conta com três vereadores na Câmara de BH: Miltinho CGE, Wagner Ferreira e Bruno Miranda, esse último líder do governo municipal na Casa. 

Toninho Gama foi subsecretário do Agronegócio na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) durante a administração de Fernando Pimentel (PT). Ele é empresário ligado ao ramo do café e presidiu a Câmara de Manhuaçu por dois mandatos. Também foi secretário municipal de Indústria e Comércio na mesma cidade. Fora da Zona da Mata, chefiou a Superintendência de Regulação Urbana de Contagem, na região metropolitana de BH.

Secretário se posiciona

As indicações, principalmente, de Ronaldo Gontijo para a regional Barreiro incomodaram os vereadores na região, que temem que o ex-parlamentar possa utilizar do cargo para fazer política para o secretário de relações institucionais Claudiney Dulim. 

Como mostrou O TEMPO na última semana, a atuação de Dulim tem sido alvo de “indiretas” na Câmara Municipal da capital (CMBH). Alguns vereadores têm demonstrado irritação, principalmente com a atuação do secretário nas redes sociais, que tem divulgado algumas conquistas de seu mandato como parlamentar.  Para alguns vereadores, Dulim precisa escolher se é secretário ou vereador. 

Procurado pela reportagem, o secretário de Assuntos Institucionais da PBH Claudiney Dulim, responsável pela articulação política do governo Fuad, afirmou que "todos os nomeados estão a serviço da cidade, e não de partidos ou políticos". Segundo o vereador licenciado, tratam-se de "quadros qualificados e experimentados".

Já Ronaldo Gontijo disse que o convite em ajudar na administração do barreiro é exclusivamente a favor da região. Depois do fim de seu mandado na Câmara em 2016, Gontijo afirmou para os colegas que não tinha a pretensão de voltar para a vida política. 

“Continuo com o mesmo pensamento em não estar mais à disposição em disputar espaço político em qualquer esfera. Esse convite em ajudar na administração do barreiro é exclusivamente a favor da região”, argumentou o ex-vereador que já foi secretário da regional barreiro e vereador por seis mandatos consecutivos

“Reconheço a importância dos vereadores de nossa cidade e respeito profundamente o papel de nossos representantes em especial nossos valorosos vereadores da região do barreiro e vejo em todos o compromisso em prol de nossa região. Meu trabalho será visando o melhor para cidade”, afirmou Gontijo. 

“Fui vereador pelo PPS, hoje Cidadania , onde tive a honra de ser presidente municipal, e continuo filiado e fiel às nossas propostas”. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!