Corrupção

Governador da Paraíba, João Azevedo é alvo da PF por desvios na saúde e educação

Esquema teve início em 2011, quando organizações contratadas pelo governo começaram a direcionar os gastos de hospitais a fornecedores que, depois, repassavam parte do dinheiro a agentes públicos

Por Da redação
Publicado em 27 de outubro de 2020 | 11:08
 
 
 
normal

O governador da Paraíba, João Azevedo (Cidadania), e três conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram alvos de operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (27). Eles são suspeitos de participação em esquema de desvios de verbas públicas das áreas da saúde e da educação.

Segundo o jornal Valor Econômico, a quadrilha teve início em 2011, quando organizações sociais contratadas pelo governo estadual começaram a direcionar os gastos de hospitais a fornecedores que, depois, repassavam parte do dinheiro a agentes públicos.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão, que determinou os mandados de busca e apreensão, também mandou bloquear R$ 23,4 milhões em bens dos investigados, para reparação de danos morais e materiais.

Ainda conforme o Valor Econômico, essa ação da PF faz parte da Operação Calvário, do Ministério Público Federal (MPF), que investiga uma suposta organização criminosa liderada pelo ex-governador Ricardo Coutinho. Em 2019, outros dois conselheiros do TCE foram afastados.

Os envolvidos ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!