DATATEMPO

Governo Romeu Zema é aprovado por 59% do eleitorado, aponta pesquisa

Em comparação com a pesquisa de novembro, a aprovação de Zema oscilou negativamente dentro da margem de erro

Por Marcelo da Fonseca
Publicado em 10 de maio de 2022 | 18:57
 
 
 
normal

A pesquisa DATATEMPO ouviu os eleitores sobre a avaliação e percepção do atual governo Romeu Zema (Novo). O governador manteve a estabilidade na avaliação positiva, sendo aprovado por 59% dos entrevistados e desaprovado para 32,6% - outros 8,5% não souberam ou não responderam. 

Em comparação com a pesquisa de novembro, a aprovação de Zema oscilou negativamente dentro da margem de erro, em 1,8 pontos percentuais, passando de 60,8% para 59%. Já o percentual de entrevistados que disse desaprovar o governo oscilou 2,3 pontos percentuais para cima, passando de 30,3 no levantamento do final do ano passado para 32,6% no levantamento feito entre 30 de abril e 5 de maio. 

“Desde o início de seu mandato Zema registra um aumento importante nos percentuais de avaliação positiva dentro Estado e hoje possui quase 60,0% do eleitorado aprovando sua administração. Outro aspecto importante é que vemos uma estabilidade nas avaliações negativas da administração desde julho de 2021, enquanto seu percentual de desaprovação não varia fora da margem de erro desde setembro do mesmo ano – não indicando crescimento do grupo de mineiros descontentes com o atual governo. O cenário é majoritariamente positivo para o governador, mas há pontos de atenção”, afirma Bruna Assis, analista da pesquisa DATATEMPO

Em relação à percepção dos eleitores sobre a administração atual, 40,9% consideram o governo Zema muito bom ou bom, 36,8% consideram regular, 17,2% consideram ruim ou muito ruim. Outros 5,1% não souberam ou não responderam. 

Leia também:

Zema perde força, mas ainda venceria eleição no 1º turno
Mais da metade dos eleitores ainda não definiram o voto para governador
Zema lidera no interior, mas Kalil vence na região metropolitana
Eleitor de Bolsonaro tem 123% mais chances de escolher Zema
Apoio de Lula divide eleitores, mas, na atual conjuntura, ajuda Kalil
Com apoio de Bolsonaro, universo de Viana pode subir até 14%
Ser funcionário público reduz em 71% a chance de voto em Zema

“Nessa rodada houve um pequeno, mas significativo, aumento nos índices de avaliação regular da administração do Estado. As recentes mobilizações de diversas categorias do funcionalismo público, os embates com a ALMG e o posicionamento do Governador em relação a mineração da Serra do Curral o coloca em uma posição de maior vulnerabilidade, podendo gerar desgaste no cenário confortável até então, além de munir seus concorrentes na disputa de 2022”, explica Bruna Assis. 

Pesquisa DATATEMPO, parte do grupo Sempre Editora, realizada com recursos próprios, por meio de 2.000 entrevistas domiciliares, entre os dias 30 de abril e 5 de maio de 2022. Margem de erro: 2,19 pontos percentuais. Nível de confiança: 95%. Registro: TSE BR-00720/2022 e TRE-MG MG-01720/2022.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!